publicidade

Dulcineia Ramos é candidata do Partido Socialista a Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dulcineia Ramos nasceu e cresceu no Ameal, onde reside ainda hoje.

Adepta de atividades físicas e culturais, foi, na sua juventude, atleta de artes marciais na Física e participou em outras modalidades artísticas como o teatro, a música e o canto no Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Ameal. Mais tarde, dedicou-se às danças de salão, frequentando ainda hoje o Grémio Artístico Torreense para a prática da modalidade. Foi também socorrista na Associação de Socorros do Ramalhal.

É licenciada em Turismo pelo Instituto Politécnico de Lisboa e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro. Recentemente, concluiu o curso de Pós-Graduação em Wine Business, ministrado pelo Politécnico de Leiria no Lab Center em Torres Vedras.

Desempenhou funções na Região de Turismo do Oeste e na Câmara Municipal de Peniche, onde veio a exercer a sua atividade profissional durante 10 anos como Técnica Superior de Turismo, tendo como principais missões a gestão de atividades turísticas no território e a gestão de equipas na operacionalização de eventos.

Tem exercido a sua atividade enquanto docente e investigadora em diversas instituições de Ensino Superior. Além do Politécnico de Leiria, onde atualmente exerce funções, passou também pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO), pelo Instituto Politécnico de Santarém e pela Universidade Lusófona, tendo lecionado: Turismo e Sustentabilidade, Planeamento e Ordenamento do Território, Gestão das Atrações Turísticas, Planeamento Estratégico e Animação Turística e Eventos. Teve também oportunidade de trabalhar em diversas escolas secundárias e profissionais, na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Runa), na Escola Secundária da Lourinhã e nas Escolas do Turismo de Portugal, onde trabalhou na formação de jovens na área multidisciplinar do Turismo.

Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se as funções de coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e a Provedoria do Estudante. Além de ser convidada como reviewer de revistas científicas, integra ainda o Scientific Board de conferências internacionais, tais como a Euro-Asia Tourism Studies Association.

É autora e coautora de vários livros e também de artigos científicos. É habitualmente convidada para apresentar trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais.

É membro dos grupos de investigação em Turismo: GOVCOPP (U. Aveiro) e CITUR (IPL).

Paralelamente, colabora com entidades públicas e privadas na realização de projetos de desenvolvimento turístico, bem como em estudos de impacto e em diversos planos estratégicos que preconizam a sustentabilidade turística dos territórios.

Participa ainda em projetos da UE, destacando-se o CIM (European Project-Creativity and Innovation Management) e na elaboração de candidaturas da UNESCO, tais como o Património Gastronómico Criativo de Alcobaça. É também avaliadora da Agência Nacional de Investigação (ANI) para projetos candidatos a financiamento europeu, além de participar como mentora em vários projetos de Tourism Startup.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here