
A equipa da Academia Joaquim Agostinho / UDO participou este fim-de-semana nos campeonatos nacionais de juniores realizados no concelho beirão de Sernancelhe.
A formação torriense apresentou-se na “terra da castanha” com 5 elementos determinados em dignificar o clube, mas a prova ficou marcada pelo domínio da equipa da Bairrada que logo no primeiro dia de competição conquistou as 3 posições disponíveis no inédito pódio instalado num dos locais mais emblemáticos de toda a região centro, o Santuário da Nossa Senhora da Lapa.
Foi na vertente de contra-relógio individual e a vitória acabou por sorrir a António Morgado que garantiu 22 segundos de diferença para o mais direto adversário e 2 minutos e 27 segundos para Diogo Pinto, o atleta “torriense” mais rápido no exercício (9º da geral).
Diogo Dias demorou mais 4 segundos que Pinto a percorrer os 18,9 km do percurso e fechou o top-10, enquanto Daniel Jorge completou a prova com o 22º melhor tempo.
No domingo foi dia de definir o novo campeão nacional de fundo. Com essa ambição apresentaram-se à partida 129 ciclistas, mas ao longo das cinco voltas ao Concelho de Sernancelhe o domínio voltou a ser dos jovens da Bairrada que controlaram a corrida de início ao fim e voltaram a cometer a proeza de conquistar todas as posições do pódio.
Desta feita foi Rúben Rodrigues a ocupar o lugar mais alto, conquistando o título nacional depois de concluir os 122,5 km da competição em 3 horas e 29 segundos. Entre os ciclistas torrienses, o destaque vai para Daniel Jorge que foi 12º a cruzar a meta, enquanto Diogo Pinto chegou um pouco depois na 36ª posição.
O próximo desafio dos juniores da Academia Joaquim Agostinho / UDO é a Volta a Portugal da categoria que se vai disputar entre 26 e 29 de Agosto. As 4 etapas da prova serão disputadas na região da Beira Alta e terão um total acumulado de 347,7 quilómetros.