ECOMAR tem abertos novos avisos de candidaturas ao PO MAR 2020
publicidade

O ecoMAR tem novo período para a apresentação de candidaturas para o desenvolvimento das zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã.

O Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR, tem, desde o dia 6 de março até 31 de maio novo período para a apresentação de candidaturas para o desenvolvimento das zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã, em particular das cinco freguesias costeiras. Este GAL tem competências delegadas para a abertura de concursos e a análise e seleção das candidaturas a nível local.

Através do GAL ecoMAR, de que a Agência ecoCOAST é entidade gestora, serão colocados a concurso apoios financeiros para apoiar projetos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região e que visem a inovação, a comercialização de pescado, a qualificação profissional, os mercados locais e a promoção do turismo aquático, entre outros.

Podem candidatar-se a estes apoios pescadores e respetivas organizações, associações e cooperativas, pessoas singulares e coletivas públicas e privadas.

As taxas de apoio são entre os 50% e os 85%, a fundo perdido, dos investimentos a realizar, e provêm do Programa Operacional MAR 2020, especificamente do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Os fundos, agora disponibilizados a concurso, resultam da diferença do valor remanescente dos projetos já aprovados em 2018 e do total inicial de uma candidatura apresentada pelos municípios de Torres Vedras e Lourinhã, em parceria com diversas entidades públicas e privadas ligadas à pesca e a atividades complementares destes territórios, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). No total foram assegurados cerca de 1,5 milhões de euros que serão disponibilizados através de concursos até 2020.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here