publicidade

Mais um dia de Santa Cruz Ocean Spirit e mais um vencedor. O basco Edu Etxeberria foi o grande vencedor da categoria Kayaksurf HP Open, que se realizou hoje durante o Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit, na Praia do Mirante.

O atleta, habituado a levar muitos prémios de Santa Cruz, não se fez rogado e voltou a vencer, e não só. Fez ainda no heat da final a melhor nota e score do dia. Uma onda pontuada com 9,83 pontos (em 10 possíveis) à qual somou uma segunda onda de 8,10 pontos. Etxeberria pontuou assim na bateria da final um score total de 17,93 pontos (em 20 possíveis) sendo o vencedor incontestável da prova na categoria Open. Em 2.º lugar ficou Gorka Martin (8,17 pontos) e em 3.º e 4.º Ivan Pena (7,97 pontos) e Emil Lazarescu (5,77 pontos), respetivamente.

Esta quarta-feira a prova continua, mas com um formato diferente. Três equipas vão competir entre si nas modalidades de Kayaksurf HP, Kayaksurf IC e SUP XL. A primeira equipa é composta por Edu Etxeberria, Jon Etxeberria e Diego Sanz (atleta que venceu esta segunda-feira na categoria Kayaksurf HP Junior. Uma equipa de campeões que promete. A segunda equipa é formada por Ivan Pena, Eñaut Calvo e Iñaki Urbe, e a terceira equipa por Ruben Del Rio, Urko Iturrioz Iraegui, Gorka Martin e Emil Lazarescu.

De recordar que até 21 de julho, a Praia do Mirante vai acolher alguns dos melhores do mundo nesta prova que está integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski. O circuito conta com três open internacionais, sendo que este, em Santa Cruz, é a segunda paragem destas provas. A primeira decorreu em Peniche, a 3 e 4 de junho, inserida na etapa portuguesa do Championship Tour da WSL e do EuroSUP – Campeonato Europeu de Stand Up Paddle, e a terceira paragem será na Nazaré, a 14 e 15 de outubro.

Ao final da tarde de hoje, decorreu ainda uma demonstração de Tow Out de Bodyboard e Surf, iniciativa a cargo de Hugo Pinheiro, conhecido bodyboarder português e várias vezes campeão nacional. Entre os convidados de Hugo Pinheiro, a dar show de aéreos nas ondas da Praia do Mirante, estiveram o surfista Robertson Gonçalves, atleta local que começou a surfar aos 5 anos no Rio de Janeiro; Francisco Cruz, atleta de 41 anos, que foi vice-campeão Pro Junior e durante parte da sua carreira Top 16 nacional; Tiago Santos, que foi campeão regional da zona Centro sub-18 em 2016; e Francisco Santos, campeão nacional universitário 2015/16. Quanto aos bodyboarders, o evento contou com o atual líder do circuito nacional Open Daniel Fonseca, vice-campeão nacional em 2015 e que reúne ainda no Curriculum um 7.º lugar no Mundial ISA; o local Bernardo Tomé, campeão do circuito de bodyboard de Santa Cruz; Manuel Nascimento, atleta de 42 anos, que se estreou no bodyboard aos 12 em Supertubos, e ainda Afonso Silva, de 17 anos, e campeão do circuito regional do centro sub-18.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.