Eduardo Gageiro inaugurou exposição sobre o Carnaval de Torres Vedras
publicidade

“Eu estava ‘perdido’ no meio de tanta alegria, tanta espontaneidade e tanta verdade” disse o fotógrafo português.

Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro é o nome da exposição que foi inaugurada na passada sexta-feira, 22 de fevereiro, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. A mostra, acompanhada por um livro com o mesmo nome, apresenta o olhar do fotógrafo sobre a última edição do Carnaval de Torres Vedras, que decorreu sob o tema “Mares e Oceanos”.

Salientando o trabalho desta “personalidade de vulto da fotografia nacional e internacional”, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, recordou que esta é a terceira obra de Eduardo Gageiro sobre Torres Vedras, seguindo-se a Viagem no Centro Histórico e Viagem no Alfazema e Choupal. A disponibilidade “de sempre” do fotógrafo mereceu o agradecimento do edil, que destacou “o profissionalismo naquilo que faz com arte, com visão, com engenho, com amor e com criatividade.”

Durante a inauguração, que contou com uma casa cheia de foliões torrienses, Eduardo Gageiro confessou que tirou cerca de 1000 fotografias ao longo dos vários dias de folia. “Eu nunca tinha vindo ao Carnaval de Torres Vedras e confesso que fiquei surpreendido, deslumbrado, com a sua autenticidade” destacou. “Eu estava ‘perdido’ no meio de tanta alegria, tanta espontaneidade e tanta verdade” disse o fotógrafo, acrescentando: “Nasci em Sacavém há 84 anos, mas tenho o meu coração em Torres Vedras. Sinto-me aqui como em casa.”

Carlos Bernardes aproveitou a oportunidade para prestar uma “justa homenagem” e entregar a Medalha da Cidade de Torres Vedras a Eduardo Gageiro, “em nome da Câmara Municipal de Torres Vedras, dos torrienses e dos foliões.”

Seguiu-se uma visita guiada à mostra, que conta uma história que começa com milhares de crianças a dar forma ao Corso Escolar. A chegada e entronização dos Reis – com Suas Altezas na varanda da Câmara Municipal de Torres Vedras -, os tradicionais corsos diurnos e noturnos, a animação noturna que decorre nas várias praças e até o início do dia numa das discotecas da Cidade estão ali representados, terminando com o fogo de artifício que marca a noite do Enterro do Entrudo.

A noite terminou com uma sessão de autógrafos, com o “Mestre” a assinar os exemplares de Carnaval de Torres Vedras por Eduardo Gageiro levados para casa pelos foliões.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here