Eleições: PS/Oeste escolhe jovem líder concelhio em vez de secretário de Estado das Autarquias
publicidade

Com 24 votos, João Nicolau foi o nome mais votado, deixando o secretário de Estado, Carlos Miguel, a 11 votos de diferença, segundo as fontes partidárias.

O PS/Oeste vai indicar o jovem presidente da concelhia de Alenquer como primeiro candidato da região nas listas por Lisboa às legislativas, em vez do atual secretário de Estado das Autarquias Locais, disseram hoje à Lusa fontes do partido.

Com 24 votos, João Nicolau foi o nome mais votado, deixando o secretário de Estado, Carlos Miguel, a 11 votos de diferença, segundo as fontes partidárias.

O primeiro nome a ser indicado pela Federação Regional do Oeste (FRO) poderá vir a estar em lugar elegível na lista por Lisboa.

Pela primeira vez, a comissão política da FRO abriu um período de candidaturas e concorreram os militantes Carlos Miguel (Torres Vedras), Fátima Estêvão (Sobral de Monte Agraço), Filipa Santos (Alenquer e presidente da estrutura regional das Mulheres Socialistas), João Nicolau (Alenquer), Rui Lopes (Torres Vedras), Selene Martinho (Lourinhã e presidente da JS/Oeste) e Catarina Silva (Lourinhã).

Quarenta e oito horas depois, os sete nomes foram sujeitos a eleição, por voto secreto, por 42 votantes: 37 da comissão política da FRO e cinco da JS/Oeste.

Nessa eleição, João Nicolau foi o nome mais votado para ser indicado em primeiro pela FRO na lista por Lisboa, em segundo Fátima Estêvão (em cumprimento da Lei da Paridade) e Carlos Miguel em terceiro.

Várias fontes partidárias explicaram que a escolha do primeiro candidato da região recaiu sobre João Nicolau por reconhecerem o trabalho de Carlos Miguel como secretário de Estado das Autarquias Locais e acreditarem que vai integrar o futuro Governo, se o PS vencer as eleições.

Com a hipotética ida de Carlos Miguel para o Governo, os socialistas do Oeste apostam em voltar a ter um deputado da região na Assembleia da República, como já não acontece desde 2011.

Já depois da votação, Carlos Miguel solicitou ao presidente da comissão política da FRO, Carlos Bernardes, para retirar o seu nome do elenco de candidatos da FRO, numa mensagem de correio eletrónico.

Na carta, Carlos Miguel justifica que a votação “não foi livre, nem espontânea, nem democrática”, chegando mesmo a ponderar a sua impugnação por suspeitar que houve “combinação de votos”.

Carlos Miguel poderá vir, no entanto, a integrar as listas, caso seja indicado pelo secretário-geral António Costa.

Contactado pela Lusa, o socialista recusou prestar declarações.

Já o presidente da FRO, Carlos Bernardes, remeteu declarações para depois da reunião da comissão política nacional do partido, para ratificar as listas às eleições legislativas de outubro, que está agendada para terça-feira.

João Nicolau, 30 anos, é engenheiro do ambiente, presidente da comissão política concelhia e líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Alenquer. Foi secretário nacional da JS e presidente da JS/Oeste.

Carlos Miguel, 61 anos, é secretário de Estado das Autarquias Locais desde 2015, foi autarca durante mais de 20 anos, dos quais os últimos 11 como presidente da Câmara de Torres Vedras (2004/2015), foi também presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (2013/2015), presidente da FRO (2014/2015) e advogado até 2001.

A FRO integra as concelhias de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here