
No dia 24 de maio, entre as 15h00 e as 19h00, na Praça Machado dos Santos, em Torres Vedras, realiza-se o “Conexões – Encontro Intercultural” – um evento comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (assinalado a 21 de maio), que pretende ser um momento de celebração de diferentes culturas do mundo e da sua riqueza, mas também um espaço de convívio entre pessoas de diferentes origens e que vivem no nosso território.
Este evento gratuito, nasce de uma proposta da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras, apresentada no Conselho Municipal da Juventude e conta com um programa de atividades permanente composto por: performance “ao vivo” de pintura, Draw_Zesk; espaço de animação infantil; espaço para crianças, com atividades dinamizadas por voluntários da Juventude da Cruz Vermelha de Torres Vedras; e ainda uma mostra gastronómica com algumas iguarias internacionais.
A programação predominantemente intercultural inicia às 15h00 com “Barulhamento do Mundo” – a apresentação de histórias do projeto “Histórias com Voz” dinamizado pela Fábrica das História – Casa Jaime Umbelino, onde serão lidas histórias por parte de alunos a frequentar o curso PLA – Português Língua de Acolhimento (Escola Secundária Henriques Nogueira), e de antigas formandas da disciplina “Português Língua de Acolhimento A1/A2 (IEFP)– na sua língua materna. Dinamizados pela Academia Espaço Dança – Associação Ilú, segue-se às 15h45 um workshop de Salsa Cubana com Yonel Castilla, e pelas 16h30 as Intervenções Artísticas “Origens – Danças de Carácter (1.26)” e “Tarantela (3.55)”.
Dando continuidade a esta programação, o Grupo de Danças Nepalesas – Associação Welcome All irá fazer demonstração de danças nepaleses, a que se segue, às 17h00, um espetáculo de danças tradicionais da Moldávia com o artista moldavo Igor Cuciuc.
Os ritmos africanos estarão presentes pelas 17h45 com o Grupo Gondutigui, e às 18h45 a Academia Espaço Dança – Associação Ilú irá fazer uma apresentação de Capoeira – expressão cultural afro-brasileira que, embora tenha um jogo de luta como componente principal, também integra elementos de dança, música e brincadeira.
O evento termina pelas 19h00 com música sufi do Paquistão acompanhada de projeção de vídeo e dança, e dinamizada por Asma Waqas e Académico de Torres Vedras.