publicidade

No dia 24 de maio, entre as 15h00 e as 19h00, na Praça Machado dos Santos, em Torres Vedras, realiza-se o “Conexões – Encontro Intercultural” – um evento comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (assinalado a 21 de maio), que pretende ser um momento de celebração de diferentes culturas do mundo e da sua riqueza, mas também um espaço de convívio entre pessoas de diferentes origens e que vivem no nosso território.

Este evento gratuito, nasce de uma proposta da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras, apresentada no Conselho Municipal da Juventude e conta com um programa de atividades permanente composto por: performance “ao vivo” de pintura, Draw_Zesk; espaço de animação infantil; espaço para crianças, com atividades dinamizadas por voluntários da Juventude da Cruz Vermelha de Torres Vedras; e ainda uma mostra gastronómica com algumas iguarias internacionais.

A programação predominantemente intercultural inicia às 15h00 com “Barulhamento do Mundo” – a apresentação de histórias do projeto “Histórias com Voz” dinamizado pela Fábrica das História – Casa Jaime Umbelino, onde serão lidas histórias por parte de alunos a frequentar o curso PLA – Português Língua de Acolhimento (Escola Secundária Henriques Nogueira), e de antigas formandas da disciplina “Português Língua de Acolhimento A1/A2 (IEFP)– na sua língua materna. Dinamizados pela Academia Espaço Dança – Associação Ilú, segue-se às 15h45 um workshop de Salsa Cubana com Yonel Castilla, e pelas 16h30 as Intervenções Artísticas “Origens – Danças de Carácter (1.26)” e “Tarantela (3.55)”.
Dando continuidade a esta programação, o Grupo de Danças Nepalesas – Associação Welcome All irá fazer demonstração de danças nepaleses, a que se segue, às 17h00, um espetáculo de danças tradicionais da Moldávia com o artista moldavo Igor Cuciuc.
Os ritmos africanos estarão presentes pelas 17h45 com o Grupo Gondutigui, e às 18h45 a Academia Espaço Dança – Associação Ilú irá fazer uma apresentação de Capoeira – expressão cultural afro-brasileira que, embora tenha um jogo de luta como componente principal, também integra elementos de dança, música e brincadeira.

O evento termina pelas 19h00 com música sufi do Paquistão acompanhada de projeção de vídeo e dança, e dinamizada por Asma Waqas e Académico de Torres Vedras.

publicidade

Artigo anteriorInterdição temporária do Skatepark de Torres Vedras
Próximo artigoTorres Vedras marcou presença na Conferência “Missão Cidades 2025” na Lituânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui