A edição deste ano contou com 12 participantes.
A beleza singular de Santa Cruz voltou, recentemente, a ser captada por aguarelistas de diversas nacionalidades, no âmbito do 13.º encontro internacional de aguarela dessa localidade balnear, o qual se realizou entre os passados dias 31 de agosto e 8 de setembro.
A edição deste ano desse encontro, o qual tem recorrência bienal e a curadoria de António Bártolo, contou com 12 participantes – Didier George (França), Evaristo Callo (Perú), Harsh Agrawal (India), Ivani Ranieri (Brasil), João Casaca (Portugal), Júlia Barminova (Rússia), Lurdes Morais (Portugal), Miran Kim (Coreia), Natália Studenkova (Eslováquia), Prafull Sawant (Índia), Selma Todorova (Bulgária) e Vicente Garcia (Espanha) -, bem como com a presença de dois artistas convidados – Isabel Alosete (Espanha) e Krasi Todorov (Bulgária).
Mas não apenas a zona de Santa Cruz foi registada na edição de 2024 do evento: no dia 3 de setembro o mesmo estendeu-se, mais uma vez, ao centro histórico de Torres Vedras e, no dia 5 de setembro, ao território da freguesia da Ventosa. Neste último dia a comitiva do 13.º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz foi recebida, no período da manhã, na Quinta da Almiara (onde lhe foi proporcionado uma visita guiada, uma prova de vinhos e a realização de trabalhos), tendo no período da tarde, se deslocado à localidade da Ventosa, que foi, na ocasião, retratada por meio da técnica aquarelística.
Referência também para o momento de realização de uma aguarela coletiva, o que aconteceu na tarde do dia 6 de setembro, na zona fronteira ao espaço Aguarela. A propósito deste espaço, é de referir que o mesmo acolheu, desde o dia 1 de setembro, trabalhos que foram sendo elaborados no âmbito da edição deste ano do encontro, os quais estão patentes até ao próximo dia 15. De 1 a 8 de setembro o espaço Aguarela recebeu, ao todo, 341 visitas.
Do programa da edição de 2024 do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz fizeram ainda parte três workshops – orientados por Prafull Sawant, Selma Todorova e Evaristo Callo -, nos quais se contabilizaram 33 inscrições.
Recorde-se que este encontro é um evento organizado pela Câmara Municipal, o qual pretende fomentar a produção de obras de arte, valorizar a aguarela enquanto técnica de expressão artística e promover especialmente Santa Cruz, mas também o restante território do Concelho, do ponto de vista cultural e artístico.