Encontro nacional de FabLabs decorreu em Torres Vedras
publicidade

O evento contou com a visita de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como de Krystle Norman, representante da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal.

O 12º BootCamp de FabLabs decorreu em Torres Vedras entre 12 e 15 de julho. O Encontro Nacional de FabLabs(Laboratórios de Fabricação Digital) decorreu no espaço do Torres Vedras Lab Center, por onde passaram mais de 200 pessoas. O encontro foi organizado pela LAB ABERTO FAB LAB – Associação para a promoção da Ciência, Arte, Tecnologia, Criatividade e Investigação.

“Como construir uma escola a partir de um FabLab?” foi o tema da ação de formação frequentada por 58 profissionais da educação, enquanto “O que os fabs e os makers andam a fazer?” deu mote ao encontro que reuniu 5 nacionalidades, 116 profissionais e representantes da indústria nacional, membros de laboratórios e de espaços maker – “oficinas” de fabricação digital -, assim como engenheiros, designers, inventores e curiosos.

36 formadores especialistas realizaram 26 workshops abordando temáticas como a educação, ciência, tecnologia, prototipagem digital, scan 3D, impressão 3D, drones, IoT, eletrónica, robótica, corte a laser, programação, CNC DIY, modelação 3D, gravura, comunicação e imagem.

O evento contou com a visita de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como de Krystle Norman, representante da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, e de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dos cerca de 1000 FabLabs (que representam 76 nacionalidades) registados na Fab Foundation, 15 encontram-se em Portugal. Destes, 10 viram neste Encontro uma oportunidade para a discussão e partilha de conhecimentos no âmbito da fabricação digital.

Sublinhe-se que já foi iniciado o planeamento do BootCamp a realizar em Torres Vedras, em 2020.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.