publicidade

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Cruz entrou hoje em funcionamento.

Esta unidade funciona no edifício da sede Junta da Freguesia da Silveira, em dez gabinetes existentes no rés-do-chão e primeiro andar do mesmo, que estão agora ligados por elevador. De referir que este edifício onde já funcionava o centro de saúde da Silveira e a Junta da Freguesia e o posto de correios da localidade foi remodelado e ampliado, uma intervenção que ascendeu a cerca de 180 mil euros, suportados por aquela autarquia e pela Câmara Municipal.

Esta USF serve neste momento cerca de 9 mil utentes e na nela trabalham quatro médicos e outros tantos enfermeiros. Abrangerá a partir do próximo ano também a freguesia da Ponte do Rol, para o que está previsto a introdução de mais um médico e de um enfermeiro nesta unidade. De realçar que até ao momento cerca de 50% dos habitantes da freguesia da Silveira não tinham médico de família devido à falta de condições do centro de saúde da mesma.

No ato formal que marcou a entrada em funcionamento da USF da Silveira, o presidente da Junta da Freguesia, Luís Pedro Silva, frisou precisamente a falta de condições que anteriormente existiam na unidade de saúde local e a insatisfação da população causada por esse facto, tendo elogiado o médico David Rodrigues, oriundo da freguesia e que exerce atualmente funções na recém-aberta unidade, pelo seu contributo para a criação da mesma.

Já o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, salientou a importância do Poder Local no apoio à Saúde embora não tenha responsabilidades nessa área e referiu o exemplo do excelente trabalho que as USF’s de Torres Vedras têm efetuado, tendo demonstrado o desejo de criação de novas destas unidades no concelho, o que foi anunciado por Gonçalves André, presidente do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste-Sul, como intenção, para os próximos anos.

De referir ainda que a breve prazo a Junta da Freguesia da Silveira terá um novo edifício que se localizará perto do atual, o que libertará mais espaço para o funcionamento da USF.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.