Época balnear 2018: número mais baixo de intervenções em 7 anos
publicidade

O projeto Praia Segura da costa do Concelho foi responsável por 23 intervenções (número mais baixo em relação aos últimos 7 anos), sendo o tipo de intervenções mais relevantes os primeiros socorros (69%).

A Praia Formosa foi o cenário escolhido para a realização da sessão de encerramento da época balnear de 2018, no dia 16 de setembro. A cerimónia contou com a presença do Executivo de Câmara Municipal de Torres Vedras, do comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, de membros da GNR de Santa Cruz, dos nadadores-salvadores e militares da Autoridade Marítima Nacional que estiveram em funções nas praias do Concelho, dos concessionários de praia e dos patrocinadores do projeto Praia Segura.

O projeto Praia Segura consistiu na aquisição de uma viatura devidamente equipada na qual um nadador-salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional realizam durante a época balnear o patrulhamento da costa do Concelho, principalmente das praias não vigiadas.

Na época balnear de 2018, este projeto foi responsável por 23 intervenções (número mais baixo em relação aos últimos 7 anos), sendo o tipo de intervenções mais relevantes os primeiros socorros (69%), perigo/alerta (22%) e acidentes aquáticos/socorro a náufragos (9%), tendo a respetiva viatura estado 93 dias no terreno, durante 930 horas e percorrido 8048 km (média diária de 86,5 km).

Na sessão de encerramento o presidente da câmara municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, entregou diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores e militares da Autoridade Marítima Nacional que estiveram em funções, durante o verão, nas praias do Concelho.

Na cerimónia foi atribuído o Prémio Cidadania, o qual visa distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro. Este ano o prémio foi por decisão do júri entregue a João Belo, praticante de parapente, que no dia 22 de julho ao sobrevoar a arriba a norte do Hotel Golf Mar (Praia das Conchas), avistou uma vítima caída nas arribas em local inacessível, tendo desencadeado os mecanismos de socorro necessários.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here