publicidade

A cerimónia de abertura da época balnear no concelho de Torres Vedras decorreu na manhã deste sábado, 12 de junho, na Praia Centro, em Santa Cruz.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, realçou as distinções conquistadas ano após ano pelas praias do Concelho, sendo esse um “motivo para a atratividade de todas as pessoas que se interessam pela qualidade e pela sustentabilidade”.

Nesta época balnear, a Bandeira Azul estará hasteada em 12 praias (Foz do Sizandro, Azul, Formosa, Santa Helena, Centro, Física, Pisão, Mirante, Navio, Santa Rita Sul, Santa Rita Norte e Porto Novo), tal como a bandeira Qualidade de Ouro (Amanhã, Azul, Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul). O Concelho continua também a hastear a bandeira do projeto “Quality Coast”, que comprova que este território, enquanto zona costeira, apresenta um excelente desempenho sustentável.

À qualidade ambiental acresce a segurança das praias, quer pelos vários meios de vigilância balnear, quer pelos longos areias que permitem manter o distanciamento físico. No âmbito da vigilância, Laura Rodrigues destacou o projeto “completamente inovador” que é a “vigilância através do parapente”, a que se junta o veículo do projeto “Praia Segura” e a vigilância efetuada pelos nadadores-salvadores. Para assegurar maior segurança no areal face à pandemia, as praias de Santa Helena, do Guincho e Formosa, cuja lotação é menor, contam com assistentes de praia, os quais recebem os banhistas e gerem a capacidade de ocupação das mesmas.

A acessibilidade é outras das apostas do Município, que esta época balnear conta com nove praias detentoras do galardão “Praia Acessível, Praia para todos!” (Foz do Sizandro, Azul, Santa Helena, Centro, Física, Navio, Santa Rita Sul, Santa Rita Norte e Porto Novo). As praias reconhecidas com este galardão tem uma cadeira anfíbia, acesso pedonal, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de primeiros socorros.

Destaque ainda para a existência de uma praia para cães, a Praia das Amoeiras, para acolher banhistas que queiram levar os seus animais de estimação. Esta praia está equipada com abrigos para animais, bebedouros e dispensadores de sacos.

Na cerimónia foi, ainda, atribuído o Prémio Melhor Concecionário 2020. O concessionário Búzios Good Times (Freguesideral Unipessoal, Lda), na Praia Centro, conquistou o primeiro lugar, o concessionário Medusa (Brincar nas ondas unipessoal, Lda), também na Praia Centro, arrecadou o segundo, e o terceiro lugar foi atribuído ao concessionário Noah Beach House (Empreendimentos Turísticos da Física, Lda), na Praia da Física. Recorde-se que nos apoios de praia das praias Centro e da Física  foi implementada a norma ISO 13009:2015, o que garante a prestação de um serviço de qualidade, que integre os valores das comunidades costeiras e respeite a sensibilidade ecológica local.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here