
A equipa composta por Duarte Robalo, Maria Eduarda Tenório, Matilde Germano e Simão Filipe Pereira, apresentou um projecto intitulado “A árvore”, o qual abordou os incêndios que ocorreram em 2017 em Portugal.
Durante os dias 29 de Maio e 1 de Junho decorreu em Montesilvano (Itália) o Campeonato Europeu de Robótica Júnior (RoboCupJunior).
Este campeonato visa promover a robótica e a inteligência artificial em escolas primárias e secundárias e está organizado por competições de robótica destinadas a jovens estudantes (menores de 19 anos). As competições do RoboCupJunior estão divididas em três ligas: Soccer, Rescue e OnStage.
O EURCJ 2018 foi a primeira edição do European RoboCup Junior e foi organizado pelo Comité Regional italiano do RoboCupJunior e em colaboração com outros comités regionais europeus do RoboCupJunior.
O apuramento das equipas portuguesas para esta competição realiza-se anualmente no Festival Nacional de Robótica, que este ano decorreu em Torres Vedras, entre os dias 25 e 29 de abril.
A equipa Paz na Floresta do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica da Carvoeira, composta por 4 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, participou nesse festival em Torres Vedras, onde conseguiu alcançar um honroso 3.º lugar e assim classificar-se automaticamente para o EURCJ2018.
No EURCJ 2018 a equipa composta por Duarte Robalo, Maria Eduarda Tenório, Matilde Germano e Simão Filipe Pereira, apresentou um projecto intitulado “A árvore”, o qual abordou os incêndios que ocorreram em 2017 em Portugal. Este projecto foi desenvolvido nas aulas de Enriquecimento Curricular de Iniciação à Programação e Robótica e contou com a colaboração da professora titular da turma, do professor de Música e da professora de Inglês.
No EURCJ2018 esta equipa apresentou uma peça composta por 3 robôs, um cenário e uma dança. O trabalho apresentado pela mesma foi reconhecido pelos júris com uma menção honrosa pelo melhor espírito de equipa.
Em Itália a equipa fez-se acompanhar pelas professoras da actividade de enriquecimento curricular de Iniciação à Programação e Robótica, Filipa Rei e Helena Vaza.