ESCO promove uma Escola de Afetos
No Aniversário dos 25 anos
A ESCO, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, no passado dia 26 de outubro comemorou os seus 25 anos de existência abrindo a porta para uma Escola de Afetos, que se materializa num programa de atividades que tem em vista a valorização dos afetos no processo educacional.
O aniversário da ESCO, escola de ensino profissional na cidade de Torres Vedras, deu o arranque oficial para as comemorações do seu quarto de século com um programa de atividades sobre o Tema “ESCO – Uma Escola de Afetos”, que irá decorrer durante todo o ano letivo 2017/2018.
Já dizia Aristóteles que “educar a mente sem educar o coração não é educação”.
“E na nossa visão a educação é compreendida como um valor que capacita e incentiva o aluno para o seu desenvolvimento pessoal e social.”, refere Júlia Alfaiate, diretora da ESCO. “É muito importante que a escola seja o espaço e o tempo de qualidade formativa apoiada na afetividade, na certeza que o aluno aprende quando se sente valorizado, acolhido e respeitado na sua essência”.
Para além do Programa, este dia fica também marcado pela apresentação de alguns marcos históricos desta Escola Profissional, nomeadamente:
- Em 1992 a ESCO abriu as suas portas com 3 turmas e hoje está na sua capacidade máxima com 17 turmas;
- No ano 2000 verificou-se a mudança para a nova escola.
- Em 2001 teve inicio a formação de adultos.
- A ESCO já realizou cursos profissionais de nível IV para cerca de 2800 alunos e formação para 3200 adultos num total de 370 000 horas de formação;
- Instalação em 2009 de uma cozinha e restaurante pedagógico para a formação de profissionais de excelência;
- Em 2010 iniciamos as parcerias internacionais – através dos programas Leonardo Da Vinci e ERASMUS+
- Em média, 15% dos alunos finalistas ingressam no Ensino Superior;
- Cerca de 150 ofertas de emprego por ano para os alunos.
“Compreender o papel das emoções no quotidiano é fundamental pois, tal como a razão, elas ocupam um lugar de destaque no processo da tomada de decisão. Neste âmbito saliento a investigação de António Damásio, particularmente fecunda e inovadora ao estudar a base biológica dos processos mentais, quando refere que as emoções servem como «marcadores» das experiências diárias, sem as quais a compreensão dos fenómenos ficaria incompleta. Eu diria mesmo que este marcador somático é «uma revolução em curso» e tão importante como outras que vivemos no âmbito da Inteligência Artificial da Engenharia Genética”, refere Mónica Rodrigues, Pedagoga e especialista em Neuroeducação, que realizou neste dia solene a apresentação sobre “As Neurociências dos Afetos”, que aborda a importância das emoções no processo de aprendizagem.
Durante este ano a ESCO será palco de uma série de iniciativas que irão privilegiar os afetos com toda a comunidade educativa, em primeiro lugar com os seus alunos promovendo sentimentos de pertença e referência à escola, mas também com os pais, os encarregados de educação, os professores, as empresas, as instituições e muitos mais.
Toda a escola, cursos e alunos estarão envolvidos e responsáveis pela organização e concretização de várias atividades das quais se destacam as iniciativas nas áreas da saúde, fotografia, desporto, turismo e formação, com o objetivo de estabelecer com os alunos um novo olhar para o ambiente social, com a premissa que é necessário fazer com que os jovens desenvolvam a afetividade, a solidariedade, o respeito, a tolerância e a autonomia.
Escola Glocal
Cumprindo a sua missão de Escola Profissional, a ESCO tornou-se também numa escola Glocal, uma escola local com uma vocação global que lhe permite estar presente em várias regiões do país, através da Formação em contexto de trabalho, e assim dotar a região do OESTE de um perfil estratégico em termos de educação.
No seu percurso de 25 anos a ESCO soube conquistar o seu lugar como escola de referência, a nível da formação profissional de jovens e adultos. Esta perspetiva deve-se ao enfoque nacional e internacional dos vários projetos da escola, nomeadamente: a realização de estágios curriculares em empresas espalhadas por todo o território português e a promoção de estágios ao abrigo dos programas Leonardo D’ Vinci e Eramos+ em vários países europeus; o intercâmbio entre alunos e escolas internacionais; o Espaço Escola Empresa que privilegia o contato regular com as empresas para a promoção de estágios e primeiro emprego dos alunos; as parcerias e protocolos com empresas, instituições e universidades por todo o país; e ainda a realização de projetos de formação à medida para empresas de vários setores de atividade.
Sobre a ESCO
A ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste (www.sefo.pt) – é uma Escola Profissional sediada em Torres Vedras, que iniciou a sua atividade em 1992 e tem como entidade proprietária a SEFO – Sociedade de Educação e Formação do Oeste Lda. – tendo como sócios a ACIRO (Associação comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste), a ADRO (Agência para o Desenvolvimento Regional do Oeste), a AERLIS (Associação Empresarial da Região de Lisboa), a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Turismo Centro de Portugal. A Sefo é uma empresa certificada, pela Normal NP EN ISSO 9001/2015, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
As áreas de formação com maior destaque na escola são: a Comunicação, Comércio, Administração, Informática, Tecnologias da Saúde, Serviços de apoio Social, Desporto, Hotelaria e Turismo, contando este ano letivo com cerca de 400 alunos (capacidade máxima) distribuídos por 17 turmas.