Escola celebrou 32 anos.
No passado dia 26 de outubro, a ESCO celebrou mais um ano de vida e “cheia de vidas dentro”.
Esta escola integra cerca de 50 alunos de 11 nacionalidades diferentes, e acredita que a diversidade cultural acrescenta sempre valor à comunidade, e que a mesma deve ser celebrada. Por esse motivo, as atividades de Aniversário ESCO deste ano foram inspiradas no tema “Multiculturalidade”.
O dia começou por ser assinalado com diversas publicações alusivas nas redes sociais da escola, e o programa estendeu-se pelos dias 28 e 29 de outubro.
Assim, no dia 28, da parte da manhã, a Comunidade Escolar teve oportunidade de assistir à apresentação “Divertidamente na ESCO”, uma performance artística desenvolvida pela Turma A20 – Curso Animador Sociocultural, sob orientação da professora Raquel Monteiro, no âmbito da unidade de formação: “Corpo e Gesto”.
Da parte da tarde, foi tempo de mais uma partilha artística, desta feita no auditório ESCO, sob o mote “Corpo Imaginável”, uma performance desenvolvida pela Turma MEBE3 – Curso de Massagem de Estética e Bem-Estar, sob orientação da coreógrafa Andresa Soares.
As comemorações prosseguiram no dia 29, no período da tarde, com um momento musical, proporcionado pelos alunos Maria Inês Pereira, Miguel Zaharyuk e Pedro Lopes, seguido dos “Parabéns à ESCO” e da degustação do Bolo de Aniversário confecionado pela Turma CP10, sob orientação da professora Sílvia Baptista, e servido pela Turma H15 – Curso Técnico de Restaurante-Bar, coordenada pelo professor João Malaquias.
De seguida, as atividades prosseguiram no Auditório. A sessão teve início com algumas palavras de boas-vindas proferidas pela Diretora da ESCO, Júlia Alfaiate, pela Diretora Pedagógica, Ana Cristina Martins, e pelos representantes das Entidades Promotoras da ESCO-SEFO, nomeadamente, Ilda Cruz, do Turismo Centro de Portugal, Mário Reis, da ACIRO e a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues.
A Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, esteve também presente, e trouxe uma comunicação de partilha sob o mote: “Pode a arte mudar a escola?”.
Seguiu-se um dos momentos mais aguardados da tarde: a entrega de Diplomas e Prémios de Mérito aos alunos finalistas de Ciclo no Ano Letivo 23/24, e dos Diplomas de Mérito aos alunos em ciclo, relativos ao seu desempenho no ano letivo 23/24. Os Diplomas de Mérito Aproveitamento distinguem os alunos com média de avaliação igual ou superior a 16 valores, e os Diplomas de Mérito – Atitudes e Valores reconhecem os alunos que revelem capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvam iniciativas ou ações de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela.
Os dias de celebração não terminaram da melhor forma e dentro do tema de aniversário, com o espetáculo LAKHEY, uma performance multicultural, interpretada por um coletivo de alunos. A mesma foi desenvolvida no âmbito da Residência artística, que decorreu no ano letivo 23/24, com os artistas d’A BOLHA – Teatro de Marionetas.