publicidade

Feira promove a economia circular, e a compra de produtos em segunda mão.

No passado dia 27 de maio, Santa Cruz acolheu a Feira HUPEX, uma feira de produtos usados, que se enquadra no Projeto PromEC – Promoção da Economia Circular e Proteção dos Ecossistemas -,do qual a ESCO é a Promotora, em parceria com a Associação Artesãos da Circularidade e de outras entidades.

O PromEC é um projeto de Educação Ambiental que pretende desenvolver ações de sensibilização ambiental, formação-capacitação, educação-ação e ações de voluntariado.

Este projeto orienta-se para áreas e públicos diversificados, tais como:

  • Ações destinadas à comunidade escolar (jovens, famílias, pessoal docente e não docente);
  • Ações destinadas a agentes do setor empresarial (em especial as empresas do setor HORECA), ONG’s, instituições públicas e privadas e comunicação social.

E é neste último grupo de ações que se inclui a Feira HUPEX, iniciativa que veio contribuir de forma criativa para a prossecução dos seguintes objetivos:

  • Formar, informar e capacitar para novas abordagens aos plásticos (os seus resíduos), às embalagens e a outras peças que, no dia a dia, são usadas apenas durante poucos minutos e muitas vezes descartadas para destinos não adequados em detrimento de soluções mais sustentáveis (ambiental e economicamente);
  • Considerar a Economia Circular como uma das opções a praticar, assim como outras soluções prioritárias como reutilizar e evitar o consumo excessivo;
  • Capacitar para formas expeditas de identificação, caracterização e separação de plásticos de várias tipologias como o PET, PE, PP e outros;
  • Considerar os resíduos de embalagens de plástico e outros, como matéria-prima para reciclagem, criando objetos com novas vidas;
  • Formar e capacitar para soluções práticas (de proximidade e minimalistas), que apostem na transformação de resíduos de embalagens de plástico (enquadrando-se nestes objetivos específicos a atividade desenvolvida pelo ESCO LAB Mauser, por exemplo).

Tento sido esta a primeira de outras iniciativas similares, encontra-se já em agenda nova Feira para o mês de julho, na Cabeça Gorda.

publicidade

Artigo anteriorFísica de olhos postos na próxima época desportiva
Próximo artigoFeira Casal de São Pedro recria época de D. Dinis
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui