
A escola irá contar com seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos.
O projeto para a Escola Básica de Ramalhal consiste num equipamento que irá acolher a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. O projeto destina-se a um terreno retangular delimitado pela Rua Ponte da Alagoa, a norte, e a Avenida 25 de Abril, a sul, num local que se assume como “charneira” entre uma zona urbana e uma zona predominantemente agrícola.
A escola irá contar com seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos.
Os espaços exteriores assumem-se como extensões naturais do edifício, que pretendem complementar a sua função pedagógica. A existência de recreios cobertos, um campo desportivo, um bosque, uma superfície topográfica – para subir, descer, escorregar e rebolar –, um muro – com altura máxima de 0,9 m, sendo permitido saltar –, um jogo de água – com fontes, canais e represas – e uma caixa de areia pretende contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, inserindo-se num trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e uma equipa liderada pelo professor catedrático Carlos Neto da Faculdade de Motricidade Humana no âmbito da conceção de espaços de recreio.
Ao todo, a Escola Básica de Ramalhal irá apresentar 76 lugares de estacionamento.
o Pavilhão Desportivo e aos espaços de ensino irão juntar-se as seguintes valências:
- 1 Sala polivalente
- 1 Sala de Música ou de Tecnologias de Informação e Comunicação
- 1 Sala de docentes
- 1 Sala de não docentes
- 2 Salas de trabalho e atendimento
- 1 Biblioteca
- 1 Refeitório
- 1 Copa
- Espaços de recreio coberto e descoberto
O início de empreitada está marcado para novembro do ano corrente e tem um custo total estimado (em fase de estudo prévio)de 3.455.882 euros com IVA incluído.
A Câmara Municipal de Torres Vedras irá realizar nos próximos 4 anos um investimento que visa a requalificação do conjunto de equipamentos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
O investimento tem o valor total de 32, 818 milhões de euros.