Escola Internacional de Torres Vedras assinalou a semana das ciências
publicidade

Uma das atividades foi conhecer o projeto cujo objetivo é descobrir uma vacina que possa prevenir o avanço da doença hemorrágica viral que está a matar os coelhos e a ameaçar o equilíbrio do ecossistema mediterrâneo.

No âmbito da semana das ciências, de 19 a 23 de novembro, a Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) promoveu um conjunto de atividades, em contexto experimental, que visaram contribuir para o enriquecimento da cultura científica alunos.

No dia 19 de novembro, durante o período da manhã, foi dinamizado um Workshop de Microbiologia pelos professores convidados Lélia Chambel, Ana Reis e Mónica Cunha da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No dia 20 de novembro, os alunos realizaram uma visita de estudo à Reserva Natural Estuário do Tejo, para constatar as dinâmicas do ecossistema estuarino, interações entre os seres vivos, bem como o impacte do Homem no mesmo. Ao longo do dia, foi desenvolvida a atividade “Robótica Para Todos”, dirigida por Fátima Mira, professora coordenadora do projeto supracitado, aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

Também durante a semana decorreu o campeonato Intra- Turma SuperTMatik, onde o cálculo mental dos alunos foi testado em ambiente de muita emoção e adrenalina. No Workshop Imunogénius, atividade conduzida pelas convidadas Ana Elisabete Pires e Carla Borges, da ordem dos Biólogos, os alunos do ensino secundário abordaram assuntos como a organização do sistema imune, a produção de anticorpos e sua diversidade e a vacinação como modo de estimular o sistema imune a criar defesas contra doenças graves e prevenir o contágio entre indivíduos.

Os convidados Margarida Duarte, Carina Carvalho, Fábio Santos e Sebastião Miguel do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) apresentaram aos alunos do 8º ano e secundário o Projeto + Coelho, cujo objetivo é descobrir uma vacina que possa prevenir o avanço da doença hemorrágica viral que está a matar os coelhos e a ameaçar o equilíbrio do ecossistema mediterrâneo. Também, os alunos do 5º e 7º anos poderam participar na atividade laboratorial “Kit de cogumelos comestíveis”, atividade promovida pela convidada Mónica Cunha, professora doutora da FCUL.

No dia 22 de novembro, em parceria com o serviço educativo da Câmara Municipal de Torres Vedras, também os alunos do 2º ciclo desfrutaram da atividade “Robótica Para Todos”, nesta atividade os alunos da EITV, tomaram contato com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, uma parceria que estimula a curiosidade a programação e a robótica.

A semana das ciências da EITV encerrou no dia 23 de novembro com a atividade: O flagelo dos plásticos e super-heróis na ciência, com a colaboração do serviço educativo da Câmara Municipal de Torres Vedras (Torres Vedras Lab Center), com vista à promoção da literacia científica e responsabilidade ecológica das crianças e jovens.

Crédito de Imagem: FB EITV

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here