Escola Secundária em Torres Vedras faz 100 anos
publicidade

No passado domingo, dia 3 de novembro, decorreram as comemorações dos 100 anos da criação da Escola Secundária Municipal de Torres Vedras, que deu lugar ao Liceu Nacional de Torres Vedras e, atualmente, Escola Madeira Torres.

No âmbito das comemorações foram realizadas uma exposição evocativa sobre o estabelecimento de ensino no edifício multiusos da Câmara Municipal e um almoço convívio de antigos alunos que juntou cerca de três centenas de pessoas. D. Manuel Clemente celebrou ainda a missa solene.

Em 1918, através de uma série de crónicas publicadas no jornal Ecos de Torres Vedras, Vítor Cesário da Fonseca, antigo aluno da Escola Secundária Municipal, iniciou uma campanha de consciencialização da opinião pública. O seu objetivo era chamar a atenção da população torriense para o grave problema da falta de instrução dos jovens de Torres Vedras.

Essas crónicas foram determinantes para o assunto ser discutido em sessão da Câmara Municipal. Para efetivar a sua criação, em abril de 1919, foi proposto o lançamento de um imposto de 5% sobre as contribuições com que estavam coletadas as freguesias do Concelho.

Essa verba seria canalizada para a manutenção do projeto. Foi constituída uma comissão instaladora que elaborou projetos e relatórios preparando a entrada em funcionamento da Escola Secundária Municipal. A escola estabeleceu-se provisoriamente num edifício da Travessa da Olaria, atual Rua José Eduardo César, tendo sido inaugurada a 3 de novembro de 1919.

Crédito de Imagem: Revista Festa

publicidade

Artigo anteriorPeniche volta a receber provas masculina e feminina da elite do surf em 2020
Próximo artigoMelhores vinhos e pasteis de feijão de Torres Vedras foram premiados
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui