publicidade

As escolas incluídas no projecto vão ter acesso a materiais para catalogar os livros utilizando as cores de acordo com as normativas estabelecidas pela UNESCO.

Cinco bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras vão adoptar o sistema de identificação de cores para daltónicos – ColorADD.

A ideia desta iniciativa surgiu depois da realização anual de rastreios visuais na comunidade escolar pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Numa das vertentes desses rastreios, os alunos participaram numa actividade de simulação e explicação da visão daltónica proporcionada pela Associação ColorADD Social.

Este projecto, adoptado agora pelas escolas EB/JI de Ventosa, EB de Torres Vedras, EB/JI de Ponte do Rol, EB/JI de Campelos e EB/JI da Conquinha, pretende tornar as bibliotecas escolares mais inclusivas através da implementação de um código de cores para daltónicos.

Escolas do concelho vão ter sistema de identificação de cores para daltónicos

As escolas abrangidas vão ter acesso a materiais para catalogar os livros utilizando as cores de acordo com as normativas estabelecidas pela UNESCO. A medida resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras com as ÓTICAS-OCT, o Institutoptico e a ColorADD.

Vai existir ainda uma sessão de formação e sensibilização, dirigida aos professores, sobre a importância da saúde visual, as principais ametropias, o daltonismo e o código de cores ColorADD. A sessão irá contar com a presença de Miguel Neiva, criador do código ColorADD, e Luís Gois, diretor geral da ÓTICAS-OCT e gerente do Grupo Institutoptico.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.