Escolas e IPSS poupam 23 mil euros por ano com projeto da Agência de Energia do Oeste
publicidade

O projeto “Ventos de Poupança”, promovido pela agência de energia do Oeste, resultou numa poupança anual de 23 mil euros para 29 escolas e IPSS que instalaram iluminação “LED” nas suas salas, divulgou hoje a OesteSustentável.

No âmbito do projeto “Ventos de Poupança”, foram instaladas “1.450 lâmpadas “LED” (light-emitting diode) em 29 escolas e IPSS dos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Barreiro, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha , Leiria, Moita, Montijo, Óbidos, Ourém, Peniche, Pombal, Seixal e Torres Vedras”, divulgou a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, uma das agências promotoras do projeto.

De acordo com a OesteSustentável, este projeto resultou numa poupança de “23 mil euros por ano”.

As 1.450 lâmpadas LED” instaladas no Oeste promovem, além da poupança económica, “uma poupança estimada de 129.801 quilowatt-hora por ano, evitando a emissão de cerca de 53,87 toneladas de Co2 para atmosfera”, refere o comunicado da agência de energia do Oeste.

O projeto, que terminou no final de 2019, atribuiu prémios a 29 escolas e a dez IPSS, onde foram instalados sistemas fotovoltaicos para autoconsumo e microturbinas eólicas.

O “Ventos de Poupança” promoveu também durante os dois últimos anos letivos atividades lúdico-pedagógicas usando a aplicação “ÉcomLógica” para smartphones, bem como outras ações relativas à eficiência energética e à cooperação social e intergeracional entre utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e jovens de cerca de 42 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário, profissional e artístico.

No total, segundo a OesteSustentável, foi abrangido “um universo escolar de mais de 100 mil alunos” das áreas de abrangência desta agência, da AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, da Enerdura – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e da S. Energia – Agência Regional de Energia do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

O “Ventos de Poupança é financiado em 94,92% pelo PPEC – Plano de Promoção na Poupança de Consumo de Energia Elétrica da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e contou com as parcerias das Agências de Energia AMESeixal, Cascais Ambiente, Enerdura e S.Energia como parceiros responsáveis pela implementação do projeto nos seus territórios.

A OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, tem como missão a promoção de ações integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a Sustentabilidade da Região Oeste.

Abrange os 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste: Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche (no distrito de Leiria), bem como Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras (no distrito de Lisboa).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here