Espaço exterior da EB/JI Padre Francisco Soares vai ser requalificado
publicidade

O espaço exterior da Escola Básica com Jardim de Infância Padre Francisco Soares vai ser requalificado, no âmbito de um projeto participativo “que envolveu educadores, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e, principalmente, as crianças”, informou a Câmara Municipal de Torres Vedras em comunicado.

No dia 28 de outubro, uma equipa de investigadores, orientada pelo professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana, apresentou à comunidade educativa a proposta final que prevê a criação de um espaço que promove o movimento, a criatividade e a aprendizagem, através da brincadeira livre das crianças.

Segundo Carlos Neto, este “recreio”, dividido em várias áreas temáticas, está pensado para fazer parte do processo educativo, motivando a que muitas das aprendizagens que tradicionalmente se fazem dentro da sala de aula possam ser transportadas para o espaço exterior.

Dividido em três áreas, o projeto apresentado privilegia os contextos e equipamentos seminaturais que possam estimular ao máximo a interação e criatividade das crianças. Estas terão à sua disposição zonas de construção com materiais diversos, espaços de reunião e de trabalho, caixas de areia com equipamentos lúdicos em madeira, área de trampolins e modelações lúdicas e, ainda, uma horta pedagógica.

Na ocasião, Laura Rodrigues, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, avançou que a intervenção, orçamentada em cerca de 55 mil euros, será iniciada nas próximas semanas, prevendo-se que esteja concluída em março de 2020.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here