publicidade

A parte da coleção de José Ramos de que constam elementos relacionados com a história do Carnaval de Torres Vedras está agora depositada nas reservas do Centro de Artes e Criatividade, onde está a ser devidamente organizada para posteriormente ser disponibilizada para consulta por via digital.

A referida parte da coleção de José Ramos é constituída por um vasto conjunto de documentos como folhetos, cartazes, autocolantes, manuscritos, discursos e relatórios de contas, sendo que os mesmos abrangem um espaço temporal que vai de desde a década de 30 do século passado a 2012.

Recorde-se que o Centro de Artes e Criatividade tem como missão estudar, inventariar, preservar, valorizar e divulgar o acervo histórico e artístico do Carnaval de Torres Vedras, assim como promover a investigação temática do mesmo.

De referir que o restante espólio da coleção de José Ramos, a qual foi cedida ao Município de Torres Vedras e é constituída por um conjunto documental relevante para a história contemporânea de Torres Vedras, encontra-se depositado no Arquivo Municipal.

“É bonito recordarmos aquilo que fizemos por bem” afirmou José Ramos no Centro de Artes e Criatividade junto a elementos do espólio que reuniu e que se encontram agora neste equipamento municipal. De referir que a coleção de José Ramos foi sendo criada ao longo de mais de meio século, num período em que este torriense integrou comissões responsáveis pela organização de diversos eventos que ainda hoje se realizam (não apenas o Carnaval de Torres Vedras, mas também outros, como a Feira de S. Pedro e o Festival das Vindimas).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here