Está a nascer um parque ecológico na Serra de S. Julião
publicidade

O Município de Torres Vedras tem colaborado com a Junta de Freguesia da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões no projeto de criação de um parque ecológico na Serra de S. Julião.

Este projeto, que está a ser implementado numa propriedade pertencente à junta de freguesia, inclui a arborização de áreas com espécies autóctones, a criação de corredores verdes, a reconversão de áreas de eucalipto e o aproveitamento da regeneração natural existente.

Estas ações têm como objetivo o aumento de biodiversidade local, a redução da perigosidade de incêndio, a melhoria da qualidade do solo e redução do risco de erosão, e a criação de espaços verdes naturalizados com acessibilidade ao público.

Recentemente, numa união de esforços de várias entidades, foram realizadas na Serra de S. Julião várias ações de arborização, abrangendo uma área de 8,7 hectares, tendo nas mesmas sido plantadas cerca de 3 mil árvores e arbustos (pinheiro-manso, medronheiro, sobreiro, carvalho-português, carvalho-roble, azinheira, freixo, amieiro, castanheiro, alfarrobeira, pilriteiro, azevinho, zambujeiro, teixo, plátano-bastardo, loureiro, faia e cipreste-do-buçaco).

Uma delas foi realizada pelos alunos do Centro Educativo da Carvoeira, bem como pelos do Jardim de Infância e da Escola Básica de S. Domingos de Carmões, que nos dias 17 e 20 de janeiro plantaram cerca de 575 árvores autóctones naquela serra. Essas árvores foram oferecidas no âmbito do projeto “Terra de Esperança”, o qual resulta de uma parceria que envolve a Fundação GALP, a ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente) e a Câmara Municipal e Torres Vedras.

Já no dia 25 de janeiro foi a vez da Tranquilidade e a Generali darem o seu contributo na arborização da Serra de S. Julião, com a participação de 220 colaboradores destas empresas e familiares dos mesmos. Essa ação realizou-se no âmbito do projeto “ProNatura”, o qual resulta de uma parceria da Tranquilidade e da Generali, com a ANEFA e a Câmara Municipal de Torres Vedras. No âmbito desse projeto foram oferecidas 2.500 árvores e arbustos para esta ação.

Ambas as ações foram organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Junta de Freguesia da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões e integraram-se na iniciativa Reflorestação Nacional e no programa “Torres Vedras + Verde”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here