
A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Na véspera do Dia Internacional da Reciclagem, o novo ecocentro e estação de transferência de resíduos sólidos urbanos da Valorsul, em Matos Velhos, Paúl, Torres Vedras, foi inaugurado na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Trata-se de um investimento de 2,8 milhões de euros por parte da Valorsul, sem o contributo de verbas europeias. A instalação foi erguida no atual estaleiro municipal.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática destacou o facto de esta instalação ser “um claro exemplo para todos” uma vez que terá um “efeito muito positivo ao nível da redução de dióxido de carbono, com a redução de quilómetros de veículos pesados“.
Um ponto também destacado pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras: “Só para a recolha, as viaturas municipais faziam por dia 1.300 quilómetros e, com esta estação, passam a fazer cerca de 700“, salientou Laura Rodrigues.
A autarca frisou ainda que se trata “de uma obra muito desejada, pelo menos há 23 anos“, desde que foi construído o aterro sanitário do Oeste no Cadaval.
A infraestrutura vai receber 35 mil toneladas de resíduos por ano. Com o encerramento do Ecocentro Municipal, os resíduos recicláveis passam a ser depositados no Ecocentro da Valorsul, já a partir de quarta-feira, a funcionar na Estação de Transferência e Ecocentro de Torres Vedras hoje inaugurada.
O Ecocentro da Valorsul irá funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 18h00. Trata-se de um serviço gratuito onde podem ser depositados pela população os seguintes materiais:
- Papel / Cartão;
- Embalagens de Vidro;
- Embalagens Plásticas;
- Embalagens Metálicas;
- Madeiras e Paletes;
- Pilhas;
- Baterias;
- Equipamentos elétricos e eletrónicos;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Rolhas de cortiça;
- “Monstros” domésticos (sofás, colchões, móveis ou outros resíduos volumosos);
- Resíduos verdes.
“É um compromisso de longa data para com o município de Torres Vedras“, disse a presidente da comissão executiva da Valorsul, Marta Neves, justificando que este investimento vai permitir ao município “aumentar a sua eficiência, ao poupar nos gastos com a recolha e transferência de resíduos“.
A estação de transferência tem capacidade para receber até 200 toneladas de resíduos por ano e 189 toneladas/dia.
Por dia, são recolhidas 100 toneladas de resíduos indiferenciados no concelho de Torres Vedras.