Ética no Desporto foi abordada em encontro realizado em Torres Vedras
publicidade

“A Ética no Desporto” foi o tema de um encontro de agentes desportivos realizado este sábado, dia 25 de janeiro, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

A iniciativa juntou um conjunto de especialistas na respetiva temática, os quais apresentaram casos práticos de iniciativas de promoção da mesma, tendo-se procurado estimular os agentes desportivos locais a refletir sobre a sua importância e a envolverem-se na sua promoção.

Este encontro, que foi vivido com bastante entusiasmo, contou com 83 participantes, tendo no mesmo estado representadas 23 associações do concelho de Torres Vedras.

De realçar desta iniciativa a apresentação do programa municipal torriense de promoção da Ética Desportiva, a qual foi efetuada pelo técnico municipal, César Costa, que abordou ainda o programa municipal de formação de agentes desportivos de Torres Vedras. De referir, relativamente ao programa apresentado, que o mesmo consubstancia-se em três eixos: “Promoção da Ética Desportiva nas Associações Desportivas do Concelho”; “Campanha de Promoção da Ética Desportiva”; e “A Ética na Escola”. Na ocasião foi explicado, entre outros aspetos, que, doravante, as associações desportivas do concelho de Torres Vedras que tenham uma conduta que viole os princípios da Ética Desportiva serão penalizadas no âmbito do Programa Municipal de Apoio à Atividade Física.  

“Plano Nacional de Ética no Desporto”, “Boas Práticas na Ética do Desporto”, “Escola Pais Parceiros: Nutra-se, mentalize-se e eduque com ética”, “Ética: o clube e o envolvimento parental”, “O papel do treinador no desenvolvimento ético dos seus atletas” e “Mais do que vencer, Vem Ser”, foram os temas das comunicações que se seguiram, as quais foram apresentadas, respetivamente, por José Lima (Plano Nacional de Ética no Desporto), Sérgio Galvão (Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras), Rui Moura (Sport Club União Torreense), Vítor Santos (embaixador do referido plano), André Carvalho (também representante do Plano Nacional de Ética no Desporto) e Fernando Santos (Muda o teu Jogo).

De referir que esteve presente nesta ação o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Pereira, que, com o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, assinou um memorando de entendimento que visa “a promoção da Ética Desportiva em todos os eventos, ações, atividades e iniciativas organizados e promovidos” pelo Município de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here