Europa tem tido os verões mais quentes desde há mais de 2.000 anos
publicidade

A Europa registou, nos últimos trinta anos, os verões mais quentes desde há mais de 2.000 anos, segundo um estudo publicado hoje na revista científica britânica Environmental Research Letters.

O estudo baseia-se em dados recolhidos em registos históricos e em contagens dos anéis de crescimento das árvores, que ajudaram a determinar que temperaturas a Europa registava, no verão, há cerca de 2.000 anos.

“Sempre soubemos que as temperaturas oscilaram durante muitos séculos, mas queríamos provar que o clima quente registado nos últimos anos era fora do comum, tendo em conta uma escala de tempo para alargada”, afirmou o professor Neil Roberts, da Universidade de Plymouth, Reino Unido.

Sabe-se que na época romana o verão era quente, por comparação com o tempo mais fresco entre os séculos IV e VII, seguindo-se nova subida da temperatura na época medieval e uma “pequena idade do gelo”, como descreve o estudo, entre os século XIV e XIX.

De acordo com o estudo, entre 1986 e 2015 a Europa registou um aumento de 1,3 graus centígrados na temperatura em época de verão e isso deve-se, segundo os investigadores, à atividade dos seres humanos.

Os resultados mostram uma variação das temperaturas maior do que se pensava, sugerindo que os modelos modernos de medição climática subestimaram esta variabilidade natural do clima, afirma o investigador Danny McCarroll, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

publicidade

Artigo anteriorPresidente da Câmara Municipal de Torres Vedras esteve presente em conferência sobre refugiados
Próximo artigoCarnaval de Torres Vedras invade a baixa lisboeta
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui