publicidade

Exposição vai estar patente de 14 de dezembro a 22 de fevereiro.

Uma exposição retrospetiva relativa ao projeto “Flâneur” vai estar patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras de 14 de dezembro a 22 de fevereiro.

De referir que este projeto artístico desenvolvido pela Procur.arte convidou 26 artistas a descobrirem a “cidade” através da fotografia (em 16 cidades de 9 países europeus), levando-os a produzirem novas leituras sobre o território tendo como ponto de partida o conceito de “flâneur” e como contexto uma determinada região enquanto caleidoscópio social em constante mutação. “Flâneur” produziu uma panorâmica transversal e única sobre as dinâmicas sociais que constituem os territórios urbanos e partilha com o público um olhar contemporâneo e plural sobre o seu território, convidando-o a flanar pelas suas cidades, redescobrindo-as.

A exposição À PROPOS DU FLANEUR está organizada em dois núcleos, um centrado na região Oeste e Centro e outro focado na dimensão europeia com imagens de latitudes mais distantes.

Refira-se a propósito da temática da mostra que Baudelaire define o “flâneur” como “alguém que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la”. Walter Benjamin, por seu lado, descreve o “flâneur” como um produto da vida moderna, um botânico do asfalto e a cidade como um autêntico chão sagrado da “flânerie”. Já Bernardo Soares (heterónimo de Fernando Pessoa) foi um especial vivenciador do conceito de “flâneur”.

A exposição À PROPOS DU FLÂNEUR, a qual tem a curadoria de Nuno Ricou Salgado (da Procur.arte), é inaugurada na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras no dia 14 de dezembro, pelas 16h00.

publicidade

Artigo anteriorLivro “Ser Torriense” celebra a identidade e histórias de Torres Vedras com humor
Próximo artigo“Quartas à prova” na Venceslau Garrafeira & Wine em Torres Vedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui