Exposição com 1.800 presépios de 90 artesãos é inaugurada no sábado em Óbidos
publicidade

Mais de 1.800 presépios de 90 artesãos estão expostos nas Gaeiras, no concelho de Óbidos, desde sábado, numa mostra que conta nesta edição com peças premiadas em vários países, divulgou a Câmara Municipal.

“Um presépio em madeira, do escultor José Costa, que já viu as suas peças premiadas em vários países” é, segundo a Câmara de Óbidos, a “principal novidade” da 13.ª edição da Grande Exposição de Presépios das Gaeiras.

A mostra, que decorre até 29 deste mês, conta com mais 1.800 presépios, construídos por cerca de 90 artesãos e que poderão ser vistos no Convento de S. Miguel das Gaeiras.

Organizada pela junta de freguesia daquela vila do concelho de Óbidos, no distrito de Leiria, a mostra de presépios “é já uma referência para os colecionadores a nível nacional”, refere a organização numa nota de imprensa.

Os presépios em exposição primam pela diversidade de materiais utilizados, estando presentes obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel e latas de sardinha, entre muitos outros.

Ainda segundo a organização, “há uma elevada procura de artistas em participar na mostra” que conta, este ano, com novos artistas e “expositores que participam desde a primeira edição”.

Na exposição está ainda uma ceramista residente, a artesã Paula Clemente, autora de presépios em barro que representam as aldeias saloias da região.

Tal como na edição de 2018, a mostra contará ainda com “presépios feitos por famílias cristãs, da Terra Santa, em madeira de oliveira”, adiantou a organização.

A exposição insere-se na programação do Vila Natal, que decorre em Óbidos até ao dia 05 de janeiro de 2020.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here