publicidade

O efeito estufa, exposição de fotografia da autoria de João Henriques, vai estar patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras entre os dias 18 de dezembro e 5 de março.

O efeito estufa patenteia, segundo o autor, “uma série fotográfica efetuada em 2020, a partir da presença, e do protagonismo económico, social, ambiental, e visual, crescente das estufas no concelho de Torres Vedras. O termo efeito estufa é amplamente reconhecível através das ramificações ambientais e climáticas, que, embora visíveis, ainda assim parecem permanecer nalguma invisibilidade, não só pelo seu carácter etéreo e atmosférico, como pela negação, de uma fatia das populações e comunidades. Parece existir uma nota de paralelismo com as estufas enquanto estruturas das explorações agrícolas, elas próprias constituídas a partir de diferentes graus de transparência e opacidade, material, económica e social. Esses termos, e modos de funcionamento, parecem assim sustentar a possibilidade da fotografia explorar elementos retóricos e estéticos que são comuns, numa construção entre a materialidade, a imagem e o conceito, que procura ampliar o conhecimento sobre este território e sobre algumas das importantes questões contemporâneas que lhe dizem respeito”.

A inauguração da exposição O efeito estufa, da autoria de João Henriques, terá lugar no próximo dia 18 de dezembro, pelas 16h00.

João Henriques
Possui estudos superiores em Gestão de Empresas, Psicoterapia e Fotografia. No seu trabalho autoral procura cruzar territórios, exteriores e interiores, com questões ontológicas da fotografia, convocando a tensão entre a superfície da imagem e a profundidade da observação. Exerce, adicionalmente, as funções de programador em Fotografia, no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), e de curador de conferências, colaborando, neste âmbito, com os festivais Imago Lisboa Photo e Encontros da Imagem.   

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here