CACHIMBOS & CARTAS DE AMOR
Exposição de Ilustração de Catarina Sobral
Data: Até 28 de abril 2017
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Esta atividade integra o programa Torres Vedras, Cidade dos Livros 2017
Enquanto o Senhor Vazio passa o dia em busca de algo que o preencha, O Meu Avô escreve ridículas cartas de amor durante horas a fio. Mas um dia, os pontos decretam Greve. E é um deus-nos-acuda.. Até que alguém se lembra de uma palavra muito antiga e já esquecida. ACHIMPA!
Catarina Sobral é reconhecida como um dos maiores talentos da ilustração nacional.
O seu álbum de estreia, GREVE, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, e ACHIMPA, o seu segundo livro, foi distinguido, em 2013, pela Sociedade Portuguesa de Autores, como Melhor Livro Infanto-Juvenil. Em 2014, chegou a vez do reconhecimento internacional. O MEU AVÔ, terceiro livro da autora/ilustradora, conquistou o reputado júri da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que lhe atribuiu por unanimidade o Prémio Internacional de Ilustração. No mesmo ano, seria publicado VAZIO, uma história sem texto narrada por imagens.
Numa reflexão subtil sobre a linguagem, o tempo e os afectos, as imagens de Catarina Sobral transportam-nos para um universo muito peculiar, composto por palavras misteriosas e inúmeras cartas de amor, disfarçadas de ilustrações e endereçadas a artistas vários, como James Joyce, Fernando Pessoa, Édouard Manet, Jacques Tati e Charlie Chaplin.
Uma exposição a não perder!