publicidade

Ana Sério aborda a paisagem da região da Gândara a partir da obra de Carlos Oliveira na Galeria Municipal de Torres Vedras.

A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras vai acolher entre os dias 23 de Junho e 26 de Agosto uma exposição de pintura e desenho da autoria de Ana Sério intitulada “Paisagem sem Povoamento #3″.

As pinturas que serão apresentadas nesta exposição fazem parte da pesquisa plástica que Ana Sério tem vindo a realizar sobre a caracterização da paisagem agreste e inóspita da região da Gândara a partir da poesia e da prosa de Carlos Oliveira, incontornável nome da literatura portuguesa do século XX.

Ana Sério procura transpor para imagens as paisagens, físicas e psicológicas, existentes na obra daquele autor sobre a referida região, sempre através do ponto de vista do mesmo (que desempenha o papel de narrador) em diferentes fases da sua vida.

“Este narrador, que projecta sobre a Gândara uma luz de carência e brevidade, usa, entre os seus procedimentos, elementos como o desenho infantil, a (piro)gravura e a fotografia, tornados essenciais para a construção narrativa: dunas, árvores, lagoas, cal, musgo, sol deste fim do mundo que é um “chão amargurado” de uma beleza agreste mas tocante”, explica Ana Sério.

A inauguração da exposição “Paisagem sem Povoamento #3” na Paços realiza-se no dia 23 de Junho, pelas 18h.

Ana Sério é licenciada em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e mestre em Belas-Artes pela Norwich University of the Arts.
Distinguida em 2000 com o Prémio João Barata e em 2002 com o Prémio Artur Bual. É actualmente representada pela Galeria São Mamede.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.