Exposição de Teresa Palma Rodrigues na Fábrica das Histórias
publicidade

Trata-se de uma exposição de Artes Visuais da autoria de Teresa Palma Rodrigues, cujo cenário é um campo fugido às avenidas, aos túneis e aos viadutos, no entanto no coração da cidade…

A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, vai acolher de 16 de fevereiro a 13 de abril Um Lugar Guardado.

Trata-se de uma exposição de Artes Visuais da autoria de Teresa Palma Rodrigues, cujo cenário é um campo fugido às avenidas, aos túneis e aos viadutos, no entanto no coração da cidade, “florido na primavera, seco e áspero no verão, sacudido pelo vento no outono e escondido pelo nevoeiro e a chuva no inverno”, situado numa zona “em que os automóveis correm em busca de uma casa onde chegar. Esse campo, que a artista regista em pinturas e fotografias, é, tão só, um não-lugar. Feito de terra frágil e sem graça, com uma história antiga e lenta onde não se trocam palavras nem solidões, mas se dão a ver algumas possibilidades dos percursos e das vidas que ali aconteceram, ou que para ali vieram dormir, desperta assim a emoção e cria a ilusão de uma geografia íntima, ou seja, de um lugar”.

Teresa Palma nasceu em Lisboa em 1978. Em 2001 licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e, em 2008, terminou o Mestrado em Pintura, na mesma instituição. Como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, terminou o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Pintura (na FBAUL), em 2017. Expõe regularmente desde 2000.
Realizou várias exposições individuais, sobretudo enquanto representada pela Galeria Pedro Serrenho. Em 2015 expôs na Sala do Veado (MUHNAC), Seguindo a Espera de um Vazio e, mais recentemente, Estátua ou Cavalinho no Museu de Cerâmica de Sacavém. Participou em diversas coletivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda, Brasil e Moçambique. Destaca-se a sua participação em POVOpeople, no Museu da Electricidade (2010) e no Ciclo da Fotografia Portuguesa (2013), no MuMA (Curitiba, Brasil). 

A exposição Um Lugar Guardado é inaugurada na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino no dia 16 de fevereiro, pelas 16h.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here