publicidade

A mesma está patente na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Até dia 2 de novembro, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras terá patente a exposição “Mãos que dizem, dedos que falam”. A mesma emerge de um desafio lançado pelo Município de Torres Vedras aos projetos das escolas participantes da Assembleia Municipal Jovem 2019-21.

Como projeto diferenciador no concelho, que visa sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) para a aprendizagem da língua gestual portuguesa (LGP) aumentando a sua consciência para a aceitação da diferença, “Mãos que dizem, dedos que falam” pretende fazer parte da oferta de Atividades extra-curriculares existentes nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de escolas MT.

Por espelhar as necessidades da comunidade escolar ao nível do conhecimento da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e do seu nobre propósito, o projeto obteve aprovação e financiamento por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O projeto tem como missão capacitar docentes de 1º ciclo e de Educação Inclusiva para o ensino da LGP no 1º ciclo, de forma a contribuir para a eliminação de barreiras linguísticas e culturais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, reafirmando o caráter inclusivo do nosso Agrupamento.

Por outro lado, pretende promover também o Ensino Profissional como uma alternativa de qualidade, capacitando também os alunos do curso Profissional de Técnico de Ação Educativa para a aprendizagem de noções básicas de LGP e “Baby Signs”.

A língua gestual para bebés já se encontra presente em determinadas entidades de estágio, nas valências de berçário e creche, onde os nossos alunos exercem a sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT), pelo que será uma mais-valia para os mesmos.

publicidade

Artigo anteriorEra uma vez… Uma linha verde que nos une
Próximo artigoOeste Clássicos entrega cheque solidário à APECI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui