publicidade

A exposição é inaugurada no dia 8 de fevereiro.

Máscaras no Atelier dos Brinquedos é uma exposição coletiva que vai estar patente neste espaço de 8 de fevereiro a 14 de abril.

Refira-se, primeiramente, que promover as possibilidades criativas que emergem do evento Carnaval é um objetivo subjacente à realização desta mostra. Fotografias antigas do Carnaval de Torres Vedras, máscaras tradicionais portuguesas e alguns dos elementos que fazem parte da coleção municipal de brinquedos torriense foram as inspirações perfeitas para a elaboração das máscaras que estarão patentes brevemente no Atelier dos Brinquedos e que proporcionarão diferentes perspetivas sobre o tema “Máscara”.

Ao se desafiar seniores, jovens, pessoas com deficiência visual e crianças para a elaboração das máscaras que poderão ser observadas na exposição, pretendeu-se obter a representação de uma gama diversificada de opiniões e experiências. Esta abordagem inclusiva permitiu uma compreensão e apreciação mais profunda do conceito de máscara, promovendo, em simultâneo, um sentimento de unidade e ligação entre os diferentes “criadores”.

Na exposição Máscaras no Atelier dos Brinquedos pretende-se envolver e abraçar o futuro influenciado pela tradição. Por isso, se por um lado, a mostra apresenta trabalhos elaborados com base na exploração de técnicas ancestrais (como a modelagem e o bordado) e utilizando materiais de caráter tradicional (como a pasta de papel, o barro, o grés e as lãs), por outro lado, e numa abordagem contemporânea, é também composta por trabalhos criados a partir do aproveitamento de desperdícios da indústria têxtil, estimulando-se, assim, o recurso a alternativas sustentáveis.

As participantes do projeto “Tric(ô)ntando” são algumas das criadoras dos trabalhos que estarão patentes na referida exposição. Através do bordado, reinterpretaram rostos icónicos e familiares que, com base na conjugação de materiais improváveis como rede metálica e simples fios de lã, ganharam um novo potencial.

Para além desses rostos, na exposição Máscaras no Atelier dos Brinquedos poder-se-á observar a reinterpretação de caretos tradicionais portugueses e de palhaços “endiabrados” da coleção de brinquedos do Município de Torres Vedras efetuada por alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica de Orjariça – FAROL. No âmbito desse trabalho, esses alunos exploraram as possibilidades infinitas existentes por de trás da plasticidade do barro vermelho e branco, oferecendo novas perspetivas e interpretações imaginativas numa abordagem despojada, livre e sem receios.

Já os utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras, para a elaboração de trabalhos para a referida exposição, recorreram à memória para recriarem, com as suas perceções únicas, por meio do toque e da textura e usando o grés como matéria prima, as expressões trapalhonas, tão características do Carnaval torriense.

Por fim, igualmente para a criação de trabalhos para a exposição Máscaras no Atelier dos Brinquedos, tanto elementos da Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras como os jovens integrantes da 5.ª edição da Academia Visual, exploraram figuras fantasiosas ou imaginadas tão presentes no universo do brinquedo, conferindo-lhes características humanas (classificadas como antropomórficas) e animais (teriomórficas).

De referir, a propósito da temática da exposição que será inaugurada na próxima quinta-feira no Atelier dos Brinquedos, que, como objetos culturais, as máscaras têm sido utilizadas em todo o mundo, em todos os períodos, desde a Idade da Pedra, e têm sido tão variadas na aparência, como no seu uso e simbolismo, assumindo diversas formas plásticas e servindo múltiplas funções sociais. No tempo atual as máscaras são normalmente associadas a contextos de celebração, permitindo, simultaneamente, uma libertação do indivíduo relativamente ao papel social que desempenha.

A exposição Máscaras no Atelier dos Brinquedos é inaugurada no dia 8 de fevereiro, pelas 17h00.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here