
Multilingue Astérix é uma exposição itinerante da responsabilidade da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia que vai estar patente na Biblioteca Municipal de Torres Vedras de 17 a 28 de fevereiro.
Esta mostra, que é proporcionada em Torres Vedras por meio de uma parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras com a EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, apresenta diferentes versões linguísticas de livros da série Astérix, nas 24 línguas oficiais dos estados-membros da União Europeia.
Refira-se que Multilingue Astérix foi concebida para comemorar o Dia Europeu das Línguas, uma efeméride que se assinala anualmente na Europa a 26 de setembro por iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, com o objetivo de celebrar o património linguístico e a diversidade cultural do continente europeu.
De referir a esse propósito que nos 27 estados-membros da União Europeia são faladas 24 línguas oficiais (alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco), para além de línguas regionais e também idiomas de países não europeus que são falados por comunidades migrantes ou ensinados em escolas.
De mencionar ainda que a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia é um serviço cuja missão é apoiar o caráter multilingue da União Europeia, ajudando esta comissão a comunicar melhor com os cidadãos e tornando-a mais aberta, responsável e democrática.