publicidade

No dia 15 de junho inaugurou, no Atelier dos Brinquedos, a exposição de Ana Meireles e Inês Marques No Coração da minha Infância, a qual é resultado do trabalho efetuado no âmbito do projeto homónimo, ao longo de um ano, pelo núcleo do “Clube Sénior” do Turcifal.

De recordar que esse projeto, que se iniciou em 2014 e ganhou em 2020 o Prémio Internacional das “Cidades Educadoras”, cruza a Literatura, as Artes Plásticas e as Ciências Sociais, trabalhando as memórias de infância de seniores, de olhos postos no passado, mas sem que estes se desviem, um milímetro que seja, do presente e do futuro.

Partindo, como metodologia, da pergunta “Quem sou eu?” e prosseguindo depois com a pergunta “Quem sou eu no mundo?”, o trabalho orientado por Ana Meireles e Inês Marques, que deu origem à referida exposição, desmonta o individualismo da memória e, enquadrando-a junto ao Outro, num mundo alargado que é o de Todos, torna-se assim capaz de fazer História, pois reflete a identidade de um lugar e de um tempo.

Os livros de História geralmente dão-nos conta dos grandes feitos dos generais e das batalhas que venceram e pouco falam das flores esmagadas pelas patas dos seus cavalos, dos botões que as mulheres pregavam na farda dos soldados ou das fontes que lhes matavam a sede. O projeto “No Coração da minha Infância” visa colmatar essa falta, registando os quotidianos das pessoas que geralmente não moram nos ditos livros, mas que, na sua ínfima grandeza, também fazem História. Serve sobretudo para que as mesmas e a comunidade em que se inserem, esconjurem o esquecimento dos caminhos que seguiram, das utopias e esperanças que abraçaram, dos problemas por vezes imensos que conheceram e das soluções que encontraram para os acidentes de percurso que sofreram ao longo dessa viagem que se chama Vida.

A referida exposição migrará futuramente para o espaço da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, inaugurando nesse local no dia 16 de setembro, sendo que habitará em conjunto com a instalação artística Memórias de cor da autoria da artista Inês Marques.

publicidade

Artigo anteriorTerminam amanhã as candidaturas para o programa de empreendedorismo “EcoCampus”
Próximo artigoEtapa da volta a Portugal em bicicleta feminina terminou em Torres Vedras
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui