
A Exposição Prémio Camões iniciou hoje, em Torres Vedras.

A Exposição Prémio Camões abriu portas nesta quinta-feira, dia 1 de agosto, e estará, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, até dia 28 de setembro.
A exposição gratuita, organizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, conta com 35 cartazes dedicados a cada um dos vencedores do Prémio Camões, que vão incluir pequenos textos biobibliográficos e destaque para algumas obras mais emblemáticas, que acompanham cada fotografia dos autores.
Para além disso, vai incluir também com um cartaz de abertura da exposição, um índice e um texto enquadrador.
Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, também conhecido como ilustrador Gémeo Luís, foi o responsável pelo design gráfico ao qual deu um tratamento gráfico chamativo que possibilita uniformizar a diversidade das imagens, de forma a chamar a atenção do público pouco familiarizado com o Prémio Camões.
Inicialmente, a exposição tinha sido preparada para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que se passou em julho de 2022, e para a qual Portugal foi o país convidado de honra.
Vale relembrar que o Prémio Camões foi instituído em 1988 por Portugal e pelo Brasil, com o objetivo a estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da língua portuguesa.
É o prémio de maior prestígio da língua portuguesa e com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, escolhendo um escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa. O júri, que reúne de forma alternada em Portugal e no Brasil, integra duas personalidades portuguesas e duas brasileiras, tal como dois representantes dos países de língua oficial portuguesa.