publicidade

Quanto lixo existe na tua praia? é o nome de uma exposição que está patente até 3 de setembro no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, na qual Catarina Soares dá a conhecer os tipos de lixo que chegam às praias de Santa Cruz.

Nesta mostra Catarina Morgado Soares, residente no concelho de Torres Vedras, dá a conhecer o trabalho voluntário de recolha de lixo marinho que tem realizado desde 2018 nas referidas praias, sendo que entre os itens que tem encontrado nas mesmas se conta, por exemplo, boias de metal ou de vidro, brindes de diferentes marcas de gelados – que remontam aos anos 60 e 70 – ou tampas de refrigerantes dos anos 70. Alguns dos itens encontrados por Catarina Soares têm inclusivamente atravessado o oceano Atlântico através das correntes marítimas, como é o caso de material de pesca usado na costa leste dos Estados Unidos da América. 

Recorde-se que os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta e fornecem mais de 50% do oxigénio do mesmo. Atualmente essas áreas debatem-se com problemas como a perda de biodiversidade, a sobrepesca e o lixo, tendo a referida exposição como objetivo alertar de forma particular para esta última problemática. 

publicidade

Artigo anteriorTorres Vedras. “Fora da Caixa” conquistou 1º lugar no Prémio de Boas Práticas de Participação
Próximo artigoTorres Vedras: Visita às grutas da zona da Maceira para jovens
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui