Expotorres recebe amanhã a Semana Hortícola do Oeste
publicidade

Este ano, a Semana Hortícola do Oeste tem como tema ‘Gestão Agrícola Sustentável’

Amanhã, 10 de abril, o Pavilhão da Expotorres, em Torres Vedras recebe a Semana Hortícola do Oeste, um evento organizado pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Semana Hortícola do Oeste (COTHN).

Este ano, a Semana Hortícola do Oeste tem como tema ‘Gestão Agrícola Sustentável’, centrado em dois temas, o Objectivo Resíduo Zero e a Gestão de Resíduos Agrícolas, pretendendo apresentar soluções actuais e futuras para as diferentes problemáticas. 

Trata-se de um evento que tem como principal objetivo “divulgar a horticultura de ar livre e estufa da região Oeste”, permitindo promover um espaço de debate, divulgação científica, tecnológica e empresarial, de modo a contribuir para a competitividade e desenvolvimento sustentável de toda a fileira hortícola.

Segundo a organização, “com a crescente exigência do mercado em relação à redução dos resíduos de produtos fitofarmacêuticos, pretende-se com a conferência deste ano dotar os participantes de conhecimentos, novas abordagens e instrumentos para alcançar o objectivo de resíduos zero na produção agrícola. Num segundo painel, pretende-se dar a conhecer as mais recentes tecnologias no tratamento de resíduos agrícolas, nomeadamente plásticos e outras matérias resultantes da campanha. Será um momento mais dedicado à apresentação de soluções por parte de empresas do sector”.

O programa oficial inclui uma visita a produtores agrícolas e viveiro locais – (Campoeste, Hortomaria e Hortodescanso), um almoço-convívio e a conferência com o tema ‘Tecnologia e Horticultura’, que terá duas partes: o primeiro painel ‘Objectivo resíduos zero’, com moderação de João Pereira (TerraProjetos), tendo como oradores: ‘Estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos e segurança do consumidor’ por Filomena Bento (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária); ‘Protecção Fitossanitária e a Segurança Alimentar’ por: António Lopes Dias (ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas); e ‘A protecção integrada cumpre os requisitos para a protecção da saúde do consumidor?’ por Maria do Céu Godinho (ESAS – Escola Superior Agrária de Santarém).

O segundo painel, intitulado ‘Gestão de resíduos agrícolas’, terá como moderador o lourinhanense António Gomes (presidente da AIHO) e contará com as intervenções ‘Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura’ por João Cardoso (Valorfito), ‘Economia circular e a importância da reciclagem’ por Carlos Mota (Valorsul, SA).

O acesso à conferência é gratuito mais as visitas técnicas e o almoço têm um custo de 15 euros, devendo as inscrições serem feitas junto da AIHO, que tem sede nas instalações da Louricoop, na Lourinhã.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here