
Este ano, a Semana Hortícola do Oeste tem como tema ‘Gestão Agrícola Sustentável’
Amanhã, 10 de abril, o Pavilhão da Expotorres, em Torres Vedras recebe a Semana Hortícola do Oeste, um evento organizado pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Semana Hortícola do Oeste (COTHN).
Este ano, a Semana Hortícola do Oeste tem como tema ‘Gestão Agrícola Sustentável’, centrado em dois temas, o Objectivo Resíduo Zero e a Gestão de Resíduos Agrícolas, pretendendo apresentar soluções actuais e futuras para as diferentes problemáticas.
Trata-se de um evento que tem como principal objetivo “divulgar a horticultura de ar livre e estufa da região Oeste”, permitindo promover um espaço de debate, divulgação científica, tecnológica e empresarial, de modo a contribuir para a competitividade e desenvolvimento sustentável de toda a fileira hortícola.
Segundo a organização, “com a crescente exigência do mercado em relação à redução dos resíduos de produtos fitofarmacêuticos, pretende-se com a conferência deste ano dotar os participantes de conhecimentos, novas abordagens e instrumentos para alcançar o objectivo de resíduos zero na produção agrícola. Num segundo painel, pretende-se dar a conhecer as mais recentes tecnologias no tratamento de resíduos agrícolas, nomeadamente plásticos e outras matérias resultantes da campanha. Será um momento mais dedicado à apresentação de soluções por parte de empresas do sector”.
O programa oficial inclui uma visita a produtores agrícolas e viveiro locais – (Campoeste, Hortomaria e Hortodescanso), um almoço-convívio e a conferência com o tema ‘Tecnologia e Horticultura’, que terá duas partes: o primeiro painel ‘Objectivo resíduos zero’, com moderação de João Pereira (TerraProjetos), tendo como oradores: ‘Estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos e segurança do consumidor’ por Filomena Bento (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária); ‘Protecção Fitossanitária e a Segurança Alimentar’ por: António Lopes Dias (ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas); e ‘A protecção integrada cumpre os requisitos para a protecção da saúde do consumidor?’ por Maria do Céu Godinho (ESAS – Escola Superior Agrária de Santarém).
O segundo painel, intitulado ‘Gestão de resíduos agrícolas’, terá como moderador o lourinhanense António Gomes (presidente da AIHO) e contará com as intervenções ‘Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura’ por João Cardoso (Valorfito), ‘Economia circular e a importância da reciclagem’ por Carlos Mota (Valorsul, SA).
O acesso à conferência é gratuito mais as visitas técnicas e o almoço têm um custo de 15 euros, devendo as inscrições serem feitas junto da AIHO, que tem sede nas instalações da Louricoop, na Lourinhã.