publicidade

Faça um Rastreio

Porque mais vale prevenir do que remediar

Hoje venho falar-vos dos rastreios e da sua importância. Aqui entra a temática da prevenção. Todos conhecemos o provérbio “Mais vale prevenir do que remediar”. No que ao sistema visual diz respeito ele aplica-se na perfeição. Em qualquer fase das nossas vidas, desde criança até à idade senior, é fundamental termos práticas preventivas que nos defendam de problemas futuros.

Existem diferentes formas de prevenção, desde a adoção de um estilo de vida saudável, com foco por exemplo na alimentação e no desporto, assim como rastreios periódicos que garantam que tudo está bem ou que permitam fazer a deteção precoce de qualquer problema emergente.

Na Visão, os Rastreios e as Avaliações Periódicas são fundamentais. Se não vejamos, na mais tenra idade, uma avaliação precoce pode detetar alguma ametropia (dificuldade visual) que possa comprometer o desenvolvimento completo do sistema visual da criança. No artigo anterior abordámos as situações em que apenas um olho tem dificuldade e em que, muitas vezes, se só tardiamente detetado, torna a recuperação mais limitada.

Faça um rastreio

No início da idade escolar e nos primeiros anos de escola é importante um acompanhamento regular, e aqui os rastreios podem ajudar e muito, para se certificar que a função visual está em condições de permitir o desejado desenvolvimento de competências das crianças. Um diagnóstico tardio, com deteção de uma ametropia nas crianças é por vezes uma importante razão para o seu insucesso escolar.

Os Rastreios nas Escolas, nas mais diferentes áreas, são cada vez mais comuns. Iniciativas ligadas à Visão, Dentição, Audição permitem detetar casos que devem ser acompanhados. Felizmente as entidades responsáveis, sejam as Câmaras Municipais, sejam os Agrupamentos de Escolas, têm esta temática nas suas agendas, proporcionando a milhares de crianças e jovens uma oportunidade para despistar eventuais problemas.

Mas não só nas crianças os Rastreios são importantes. Tanto nos jovens como na idade adulta é fundamental acompanhar o desenvolvimento do sistema visual. Esta circunstância é cada vez mais importante pela maior utilização que é feita da visão de perto. A posição natural dos nossos olhos é ver ao longe, foi para isso que nascemos, para sermos caçadores e detetarmos com antecedência os perigos. Porém, para muitos, a realidade hoje é diferente. O estudo, o trabalho de escritório, a utilização crescente das novas tecnologias, smartphones, tablets, computadores portáteis, faz com que utilizemos muito mais a visão de perto. Daqui resultam novos sintomas que, se acompanhados atempadamente, podem ser minimizados através de soluções adequadas, seja em correção ótica seja em boas práticas de ergonomia visual. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais rápido surge a ajuda.

Com o passar dos anos a importância do Rastreio é reforçada. É fundamental termos uma atitude positiva para a melhoria da nossa qualidade de vida. Devemos estar atentos a outro tipo de riscos. O conhecimento do desenvolvimento do nosso corpo, particularmente do nosso sistema visual permite, atempadamente, encontrar as melhores soluções para cada momento.

Enquanto profissional ligado à visão, tenho também como responsabilidade detetar situações que devem ser encaminhadas para outro tipo de especialidades. O Rastreio, seja em que idade for, deve fazer parte da rotina habitual de cada um. Assim a probabilidade de uma vida longa e saudável aumenta.

Muitas são as iniciativas que já acompanhei, mas destaco a Feira da Saúde em Torres Vedras, onde estamos presentes desde a sua primeira edição, iniciativa que pretende sensibilizar a população em geral para a prática da prevenção e do rastreio, seja em que área for. Este é apenas um dos exemplos de como esta temática é extremamente atual e importante. Mais deviam ser mais as iniciativas e maior a divulgação.

Anualmente ou bianualmente procure um especialista. Se surgir a possibilidade de um Rastreio, não hesite, aproveite.

Está ao alcance de qualquer um fazer acontecer. Não hesite, Previna-se!

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.