Feira da Saúde promete três dias saudáveis em Torres Vedras
publicidade

Promover o bem-estar e hábitos saudáveis na população é o objectivo da sétima edição da Feira da Saúde, que arrancou esta Sexta-Feira no Pavilhão Multiusos da Expotorres, em Torres Vedras. O certame, que se realiza de dois em dois anos, promete promover a saúde dos munícipes e contribuir para a prevenção de doenças. Para isso, conta com a representação de entidades tão diversas como ginásios, escolas de dança, centros de bem-estar, escolas torrienses e até pelo Centro Hospitalar do Oeste.

Encontra-se um pouco de tudo neste pavilhão que, como adianta Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, ao Torres Vedras Web, se assume como “um ponto de encontro, onde os vários agentes da saúde têm aqui a sua oportunidade para dar a conhecer as suas actividades.”

Uma vertente que o líder da autarquia considera “extremamente relevante”, uma vez que demonstra a diversidade de entidades e serviços que “prestam cuidados de saúde e bem-estar à nossa comunidade e àqueles que procuram o nosso território.”

Feira da Saúde arranca e promete três dias saudáveis em Torres Vedras
Carlos Bernardes, Presidente da CMTV, enquanto seguia os procedimentos de desinfecção das mãos.

Durante o dia de hoje a programação é direccionada para os jovens, com actuações de dança e aulas abertas à participação dos visitantes. A noite está reservada para uma conferência sobre “O estado da saúde em Portugal”, com a participação de Constantino Sakellarides, Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública e consultor do Ministério da Saúde.

Durante o fim-de-semana espera-se a visita das famílias do concelho, que podem usufruir de testes e rastreios nos vários stands que compõem esta edição da Feira da Saúde. Amanhã, Sábado, o destaque vai para uma recolha de sangue, entre as 15h e as 19h, promovida pelo Instituto Português do Sangue. Mas até Domingo os visitantes contam com uma vasta programação que vai desde demonstrações de body combat e karate a workshops de “cozinha saudável”, passando por momentos de equitação e outras actividades pedagógicas.

Feira da Saúde arranca e promete três dias saudáveis em Torres Vedras
Demonstração de Suporte Básico de Vida promovida pela Escola de Profissional de Penafirme.

“Torres Vedras hoje pode-se orgulhar de ser um território que está na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, onde se tem feito um trabalho muito profícuo” defende Carlos Bernardes. Por isso, sublinha, este é um momento “importante para a cidade enquanto território saudável que queremos, cada vez, mais potenciar.”

Uma parede de escalada para os mais pequenos, um Posto Médico Avançado do INEM, um pequeno recinto de equitação, e ainda um espaço por onde passam diversas actuações durante os próximos dias são alguns dos elementos que povoam o Pavilhão Multiusos. A realização da Feira da Saúde é uma aposta que, segundo Carlos Bernardes, é para “continuar e inovar ano após ano. É dentro desse espírito que estamos a trabalhar”, afirma. O certame, organizado pela Câmara Municipal torriense e pela Promotorres, decorre até Domingo, às 20h.

Feira da Saúde arranca e promete três dias saudáveis em Torres Vedras
O certame promove o primeiro contacto com a equitação, desenvolvido pela APECI e pelo Centro Equestre Miguel Athayde

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here