Feriado Municipal: torreenses homenageados em Sessão Solene
publicidade

Foi ao som de “Rosinha dos Limões” que começou um dos pontos altos da programação das Festas da Cidade de Torres Vedras. O grupo Sm@rt_Sounds – de percussão, clarinete e tuba – dava início à Sessão Solene de celebração do Feriado Municipal, que decorreu no Teatro-Cine, esta manhã. A cerimónia contou com casa cheia, com os torreenses a não quererem faltar ao momento em que o Município distingue personalidades de diversas áreas com a Medalha da Cidade.

Coube a Carlos Miguel protagonizar o “ponto alto” da cerimónia, ao receber de Carlos Bernardes a Medalha de Ouro da Cidade de Torres Vedras. “É reconhecido por ser um dos melhores Presidentes de Câmara do nosso país” dizia o actual líder do Executivo Municipal sobre o antecessor e agora Secretário de Estado das Autarquias Locais, que viria a subir ao palanque visivelmente emocionado. “Com todo o amor, dedico a todos os torreenses” afirmou Carlos Miguel, depois de sublinhar o apoio de Alberto Avelino e Jacinto Leandro e agradecer o apoio da família ao longo dos 12 anos à frente da Autarquia. Perante uma plateia igualmente comovida, o discurso terminava com um caloroso “viva Torres Vedras!”

A manhã contou com um autêntico desfile de individualidades que marcam a sociedade torreense e que arrancaram múltiplas ovações da sala. Antes de Carlos Miguel, foi a vez de Sara Eustáquio – a jovem que tem arrecadado diversos prémios internacionais com as suas curtas-metragens -, Bruno Melo, Luís Reis e Pedro Adam – pelo cargo que assumiram, em diferentes períodos, de Rainha do Carnaval de Torres – e o Padre Alfredo Cerca – pelas funções exercidas no Externato de Penafirme – serem agraciados pela marca deixada pelos seus percursos pessoais.

Feriado Municipal: torreenses homenageados em Sessão Solene
O momento em que Carlos Miguel recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Torres Vedras.

28 funcionários – entre a Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados e as Juntas de Freguesia do concelho – receberam ainda uma medalha pelos bons serviços, a que se seguiram as distinções aos Bombeiros e voluntários das associações de socorros. Os melhores alunos do ensino secundário e profissional, atletas que se distinguiram no âmbito da prática desportiva e representantes de empresas e associações também subiram ao palco para receber a distinção das mãos dos membros do Executivo Municipal que marcaram presença neste momento oficial.

À beira de completar um ano à frente dos destinos do concelho, Carlos Bernardes traçou um balanço do trabalho feito até ao momento e deixou “pistas para o futuro.” A educação, a cultura, a saúde, o ambiente, a mobilidade, as infraestruturas e a participação cívica parecem continuar a estar no centro das atenções do líder da Autarquia, que destacou a importância dos 18 milhões de euros que parecem já estar garantidos pelo programa comunitário Portugal 2020. “Não estamos satisfeitos. Queremos dar continuidade ao trabalho, no sentido de dar cada vez mais qualidade de vida às nossas comunidades.”

O edil avançou ainda que se pretende desenvolver um Pólo de Conhecimento e Ciência no espaço do antigo Centro Comercial Serpa Pinto. Um projecto desenvolvido com o ISCTE, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Clube de Robótica da Escola São Gonçalo e que se prevê que avance durante o primeiro trimestre do próximo ano. Também a candidatura conjunta com o Município de Alenquer a “Cidades do Vinho 2017” esteve em destaque, com Carlos Bernardes a definir o vinho como tema central para o próximo ano. Concluiu, resumindo tratar-se de “um conjunto de acções que propomos levar adiante com todos e para todos, em prol do território de Torres Vedras.”

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.