O evento vai decorrer nos dias 21 e 22 de setembro.
Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, os espetáculos contemplados com a bolsa de criação “Matriz”, uma iniciativa do Município de Torres Vedras, dinamizada pelo Teatro-Cine de Torres Vedras, serão apresentados publicamente por ocasião da Festa Matriz.
Os projetos selecionados – “A Distância mais Curta”, de Beatriz Sayad e Agustina Pezzani, e “Telmah/Hamlet”, de Vânia Geraz (Projeto Ariadne) – foram avaliados com base no que se refere à sua pertinência, à sua qualidade, à sua relevância artística, à sua originalidade, ao seu carácter inovador e ao seu impacto social, sendo estas as obras vencedoras de uma bolsa de criação no valor de quatro mil euros.
“Telmah/Hamlet” será apresentado no Teatro-Cine de Torres Vedras nos dias 21 e 22 de setembro, respetivamente às 21h00 e às 16h00. “A Distância Mais Curta” será apresentado nas mesmas datas no Grémio Artístico Torreense (no sábado, às 16h30, e no domingo, às 11h00).
O Projeto “Matriz” procura estabelecer uma plataforma de apoio financeiro e de divulgação do trabalho artístico de criadores na área dos cruzamentos disciplinares em artes performativas, residentes no território nacional, com idade superior a 18 anos, mediante apresentação de propostas em nome individual ou coletivo. Em 2024 realizou-se a primeira edição deste prémio.