publicidade

21.ª edição da Festa Sénior está a decorrer

A edição de 2018 da Festa Sénior está a decorrer.

Esta 21.ª edição do evento proporciona, à semelhança das anteriores, um vasto programa de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas à população sénior, dando “mais anos aos anos da vida” de seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos.

A iniciativa teve início com o Encontro Intermunicipal de Coros: Notas de Ano Novo, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, e o Baile de Carnaval, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, prosseguindo durante o ano com um intenso programa de atividades.

Festa sénior 1

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, fruto de uma iniciativa conjunta do Instituto da Segurança Social I.P. e das instituições de apoio a idosos dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro.

Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações visando adaptar-se às novas realidades e dinâmicas sociais e responder de forma mais adequada às necessidades dos seniores. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Atualmente, o evento assume-se como uma forte parceria intermunicipal, à qual se associou em 2016 também os municípios do Bombarral e Arruda dos Vinho, continuando a reunir em torno de objetivos comuns municípios, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades públicas e privadas de cariz social da região.

festa sénior 2

Entre janeiro e novembro volta a proporcionar um conjunto de atividades descentralizadas ao público sénior, em seis concelhos da região Oeste, abrangendo assim uma vasta área geográfica, onde é proporcionado aos seniores dos mesmos um programa articulado e diversificado.

Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e aptidões; estimular a proximidade intergeracional; e rentabilizar espaços físicos e equipamentos, são os objetivos da Festa Sénior.

Consulta aqui a programação

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.