Festas da Cidade: almoço reúne 750 seniores nas tasquinhas
publicidade

O Pavilhão Multiusos da Expotorres parecia não ter fim. À mesa – das tantas que o preenchem por estes dias – estavam os pratos que caracterizam a gastronomia da região, regados pelo melhor vinho que nela é produzido. Hoje foi o dia de cerca de 750 seniores das várias freguesias do concelho de Torres Vedras almoçarem nas tasquinhas das Festas da Cidade, uma iniciativa que se repete ano e após ano e que colhe elogios.

 

“Agora queríamos era o bailarico de tarde” ouve-se numa das mesas da tasquinha do Ramalhal. A boa disposição é a marca deste grupo, que veio da freguesia da Carvoeira em busca de uma tarde de convívio. “Estava tudo muito bom. Gostámos muito do convívio e do almoço” diz Gertrudes Cipriano, que hoje deixou a Serra de São Julião e rumou à cidade com os companheiros. “Agradecemos ao Presidente da Câmara por fazer isto por nós. Gostei imenso” diz Maria das Neves Norberto. Sobremesa e café tomados, a satisfação é geral. “Cinco estrelas!” exclama Maria de Lurdes Santos.

Também da Carvoeira chega Pedro Franco, que se junta à tertúlia. “Já sou da velha guarda. Sou da quarta idade” diz. Com 85 anos, também não poupa elogios à iniciativa. “É um convívio bonito. Gosto muito de conviver e de conversar.” Veio da Carvoeira, mas lembra que é natural de Aldeia Gavinha, no concelho de Alenquer. Isto porque “a conversa é como as cerejas” e desenrola-se com o Torres Vedras Web, enquanto pára para um aperto de mão a José Manuel Cristóvão, um dos vários autarcas torreenses que se juntaram ao convívio na Expotorres.

Festas da Cidade: almoço reúne 750 seniores do concelho nas tasquinhas
Alguns dos seniores que estiveram à conversa com o Torres Vedras Web neste primeiro fim-de-semana das Festas da Cidade.

“É um bom convívio e é bom para nós, para vermos outras coisas. E somos bem recebidos.” Noémia e Aníbal Lopes vieram de Santa Cruz e prometem continuar no recinto enquanto houver música. É que Mário Paulo e João Costa voltaram a subir ao palco do Pavilhão Multiusos para animar a tarde, fazendo o gosto a todos os que queriam inaugurar a pista de dança. “É sempre saudável” diz Ana Pinto, dos Casalinhos de Alfaiata, lembrando que a alegria de um dia como estes se opõe à solidão que muitos enfrentam enquanto estão em casa.

Mariana Jorge, das Carreiras, não esconde a satisfação. “Gostei imenso. Muito bem servido, tudo com muita fartura… Não podia estar melhor!” Para os que continuam na cidade, a Festa promete continuar: a música de Joana Margaça é a banda sonora para o final desta tarde, enquanto a noite está reservada para a Banda Nova Onda. Um programa que pretende agradar a todas as gerações e que anima a cidade até 12 de Novembro.

 

publicidade

Artigo anteriorSábado de música e petiscos nas Festas da Cidade de Torres Vedras
Próximo artigoMoto Tasquinhas: quando as duas rodas invadem as Festas da Cidade
Rita Alves dos Santos
Jornalista. Natural de Torres Vedras. Licenciada em Ciências da Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Jornalismo Multiplataforma. Mestranda em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui