publicidade

Iniciativa acontece entre 27 de outubro e 10 de novembro.

Entre 27 de outubro e 10 de novembro, o Teatro-Cine de Torres Vedras promove mais uma edição do Festival Acordeões do Mundo, a sua 20.ª, integrada nas Festas de Torres Vedras.

A iniciativa contará com a apresentação de concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, onde se poderá assistir a espetáculos a cargo de Martin Sued e Orquestra Assintomática (27 de outubro, 21h30), da Coletânea Estefânea, de Luís Fernandes, Sónia Sobral e Patrícia Lestre (28 de outubro, 21h30), do Noé Clerc Trio (3 de novembro, 21h30) e de Gabriele Mirabassi & Simone Zanchini (4 de novembro, 21h30).

Outra vertente da iniciativa serão as “Merendas do Acordeão”, as quais acontecerão entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, com “epicentro” na cidade de Torres Vedras, mas estendendo-se a vários outros pontos do concelho de Torres Vedras. Realizar-se-ão as nos espaços de convívio mais comuns de urbanidade, que são os cafés, os bares, as tascas, os restaurantes, os hotéis, com um programa que contempla a audição de tocadores tradicionais e a prova de vinhos DOC e doces tradicionais.

Como novidade no festival, realizar-se-ão sessões de gravação ao vivo do “Pontos nos Mis.”, podcast desenvolvido por Catarina Silva e Sónia Sobral, que vai debruçar-se sobre a história do Acordeão em Portugal através do diálogo com diversos acordeonistas convidados (dias 27 e 28 de outubro e 3 e 4 de novembro, das 18h30 às 19h30, no Académico de Torres Vedras).

Segundo Guilherme Gomes, o novo diretor artístico do Acordeões do Mundo, “são como pulmões, estes instrumentos. Um acordeão consegue dizer uma frase tão longa quanto a pessoa que o toque consiga gerir o seu fôlego. Ao assistir a um concerto de acordeão há a possibilidade de um encontro com a beleza, e a possibilidade de voltarmos a aprender a respirar.

É sob este mote que vos convido a fazer parte do Festival de Acordeões do Mundo em 2023. Uma festa que traz ecos de tempos longínquos: lembra-nos de quando o acordeão era uma presença em adegas, acrescentando ao trabalho que resulta das vindimas a alegria da música. Quanto vinho não terá sido temperado por este som?”.

Mais informação sobre a 20.ª edição do Festival Acordeões do Mundo pode ser consultada aqui.

publicidade

Artigo anteriorTorres Vedras continua em segundo lugar no “ranking” nacional de “eco escolas”
Próximo artigoEstrada Municipal 555 na localidade de Estrada já se encontra transitável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui