Filme de Margarida Cardoso divide-se entre entre Lisboa, São Tomé e Torres Vedras.
A longa-metragem “Banzo”, da realizadora portuguesa Margarida Cardoso, vai ser rodado em Torres Vedras. A gravação do filme divide-se entre Lisboa, São Tomé e Torres Vedras.
Na cidade de Torres Vedras as gravações vão decorrer nos Cucos, nomeadamente nas Termas dos Cucos, durante quatro dias.
“O território é cada vez mais solicitado para a realização de produções”, frisou Ana Umbelino, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a reunião do executivo realizada esta manhã, 26 de abril, na Casa do Povo do Ramalhal.
Segundo Margarida Cardoso, “Banzo” é um filme de ficção sobre um médico que, nos anos de 1970, vai para uma roça, com escravos, em São Tomé e Príncipe. A rodagem, neste país, está marcada para a primavera de 2022.
Margarida Cardoso é realizadora e argumentista. Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa. Trabalhou em Portugal e França como assistente de realização, anotadora e fotógrafa de cena. E em 1995 começou a escrever e realizar os seus próprios filmes, explorando assuntos que cruzam a sua história pessoal com questões proeminentes na História recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução e o fim da era colonial. Festivais como Roterdão, Veneza e Locarno exibiram e premiaram os seus filmes.
Recorde-se que, recentemente, o filme “Bem Bom” sobre a icónica banda Doce foi também gravado em Torres Vedras.