publicidade

À Segunda-Feira o Torres Vedras Web revisita alguns dos lugares que marcam a história do concelho. Hoje vamos até aos Paços do Concelho. Afinal, foi aqui que… um preso, ao tentar fugir da prisão em 1744, lançou fogo ao edifício.

Quase toda a documentação medieval e moderna do concelho foi destruída, uma vez que tanto a prisão como o arquivo se situavam no piso inferior. Mas se este episódio do século XX marca a vida dos Paços do Concelho, a verdade é que a sua história já vem de longe. Embora não se conheça a data da sua construção, sabe-se que a primeira referência lhe é feita em 1337.

Foi aqui que...

Além dos óbvios serviços administrativos do concelho que ali foram acolhidos, os Paços do Concelho serviram também como sede do comissariado de guerra durante a ocupação militar da cidade durante a Guerra Peninsular.

O edifício havia de ser restaurado em 1597, 1634 e 1776. Nesta última data viriam a realizar-se as obras que deram origem à configuração que apresenta actualmente, assim como a construção do chafariz ali existente. Em tempos idos, a água era trazida por um ramal do aqueduto do Chafariz dos Canos.

Foi aqui que...

Desde 2003 que  duas das salas dos Paços do Concelho são dedicadas à Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, que conta ainda com a sala DoisPaços no edifício contíguo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.