publicidade

Hoje, o Torres Vedras Web revisita um dos locais mais emblemáticos da cidade de Torres Vedras: o Mercado Municipal, que se encontra em plena Praça do Senhor Vinho.

A toponímia justifica-se com o trabalho artístico de Joana Vasconcelos – intitulado, precisamente, “Sr. Vinho” -, que recria um grande garrafão em ferro forjado repleto de plantas de videira, numa clara alusão à actividade vinícola que caracteriza o concelho.

Mas a história do Mercado já vem de longe. Até ao início do século XX era nas traseiras da Igreja de São Pedro que existia o antigo mercado do peixe. Um espaço que haveria de ser demolido aquando da construção da Praça (como também é popularmente conhecida) na zona limítrofe.

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1931, no mesmo espaço onde se encontra nos dias de hoje. O edifício que marcou o quotidiano de várias gerações de torrienses haveria de se manter até 2009, altura em que foi demolido para dar lugar à construção que hoje conhecemos.

Foi aqui que...
Aspecto do Mercado Municipal de Torres Vedras até ao ano de 2009. Imagens do blog Vedrografias.

A inauguração do actual Mercado Municipal de Torres Vedras ocorreu em 2010. Peixe, carne, legumes, fruta, flores, pão, bolos e tantos outros produtos da região estão divididos em dois andares, cuja acessibilidade é garantida através de elevadores.

As típicas bifanas e sandes de cozido – que fazem as delícias dos torrienses – continuam a marcar presença neste edifício que, sob os tons de magenta e cinzento, conta com um parque subterrâneo com 400 lugares de estacionamento.

Foi aqui que...
Em Setembro do último ano o Mercado Municipal celebrou seis anos de vida nas actuais instalações.

Aos dias de hoje o Mercado Municipal apresenta ainda o Mini Mercado, um espaço dedicado aos mais pequenos que permite que os pais façam as suas compras enquanto as crianças desenvolvem actividades lúdicas com profissionais dos jardins de infância da rede pública do concelho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.